Apple vai finalmente disponibilizar o RCS no iPhone

- Publicidade -

A Google já havia pedido inúmeras vezes à Apple para ativar o RCS no iPhone, mas nunca teve sucesso.

Depois de meses (para não dizer anos) de teimosia, parece que a Apple finalmente olhou para os utilizadores, em vez de olhar para o negócio, e finalmente anunciou a chegada do RCS ao iPhone. Este novo recurso chegará aos seus smartphones com o novo iOS 18, que deverá chegar ao público em geral no próximo outono.

Apesar de permanecerem bastantes discretos em relação ao assunto, o anúncio foi feito pela Apple no dia de ontem, durante o Keynote, onde apresentaram somente as funcionalidades mais essenciais do RCS… mas já é um ótimo primeiro passo, e uma boa notícia para todos os utilizadores.

Em termos práticos, os utilizadores não deverão ver muitas mudanças. Tudo ainda acontecerá na aplicação Mensagens e os textos ainda serão exibidos em bolhas verdes, diferentes das bolhas azuis características do iMessage. Em detalhe, o site especializado Android Authority explicou que a Apple deverá suportar a versão 2.4 do padrão RCS, numa informação dada por Tim Atkinson, gerente da Google, em dezembro de 2023.

Uma das razões que teria levado a Apple a ativar esse padrão no iPhone é a China. Na verdade, o governo de Pequim exigiu que todos os fabricantes de smartphones usassem a versão 2.4 do RCS nos seus dispositivos. Sem esta mudança na aplicação iMessage, os iPhones poderiam simplesmente ter sido proibidos na China. Um risco que a Apple não quis correr quando sabemos que grande parte dos smartphones produzidos pela Apple são vendidos naquele mercado.

O que mudará no iPhone com o RCS?

Para utilizadores do iPhone, existem agora três cenários. A primeira é conversar com alguém que também tenha um iPhone e, portanto, iMessage. Neste caso, nada mudará. Sempre será possível enviar imagens, vídeos, reagir a mensagens ou responder a um determinado texto.

No caso de estarem a conversar com uma pessoa que usa um smartphone Android e que possui o padrão RCS, o vosso iPhone poderá então, como no iMessage, enviar conteúdo multimédia (em qualidade melhor que o padrão MMS), reagir às mensagens e outras interações como a digitação de ícones (os famosos três pontinhos).

Por fim, se conversarem com alguém no Android que não possui RCS, será impossível reagir à conversa ou aceder a outras opções. A discussão será, então, semelhante à que temos hoje com as bolhas verdes no iPhone.

Mas a verdadeira mudança deve ser encontrada ao nível da segurança das comunicações. Se a adição de reações e interações nas conversas é uma vantagem visível para o utilizador, isso é apenas a ponta do iceberg. A verdadeira revolução com a adoção do padrão RCS no iPhone é a chegada de um sistema de segurança confiável aos smartphones. Todas as conversas feitas com esse padrão são criptografadas, sendo impossível que terceiros leiam o conteúdo de uma mensagem se não forem o verdadeiro destinatário.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados