Grupo espanhol investe 38 milhões de euros em projeto de hidrogénio verde na zona industrial da Tocha

- Publicidade -

A nova plataforma logística estará a funcionar em 2023, já o projeto de hidrogénio a partir de energia renovável vai demorar cerca de dois ou três anos.

Vários têm sido os projetos que pretendem apostar no hidrogénio verde, sendo que alguns serão desenvolvidos na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines. Porém, há outros espaços no país que serão utilizados para este vertente, como a zona industrial da Tocha, em Cantanhede, que irá ganhar, em breve, uma plataforma logística e um posto de abastecimento de hidrogénio renovável.

A informação, avançada pela Lusa, dá conta que o grupo espanhol Orfeón vai investir cerca de 38 milhões de euros neste projeto, graças à compra de dois lotes na zona industrial da Tocha, com uma área total de 220.000 m2.

“Cantanhede, para mim, é um sítio estratégico, porque está num ponto que nem está em Lisboa nem está no Porto. Nesse sítio vai fazer-se uma plataforma logística, um posto de combustível, um posto de abastecimento de hidrogénio e um parque de contentores”, disse à agência Lusa o diretor da empresa, Rafael Ribes.

Como o grupo tem atualmente a funcionar quatro projetos de hidrogénio em Espanha, o objetivo é criar pontos estratégicos na Península Ibérica para que os camiões possam abastecer.

A Orfeón vai construir o centro logístico na Tocha, para depois criar pontos de apoio de abastecimento de hidrogénio. E não será apenas em Cantanhada. “Em Portugal teremos quatro pontos de hidrogénio, um a norte do Porto, outro em Cantanhede, um a norte de Lisboa e outro a sul de Lisboa”, adiantou.

Quanto a datas, sabe-se que a base logística estará a funcionar já em 2023, ao passo que o projeto de hidrogénio verde ainda deve demorar dois ou três anos. Estima-se a contratação de 350 trabalhadores no espaço de dois anos.

- Publicidade -

1 Comentário

  1. Boa tarde Muito bom mesmo vai trazer mais empregos para Portugal. Mais oportunidades para pessoas,crescimento para o país.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Sines terá uma fábrica de produção de hidrogénio verde

O investimento é de 5,2 milhões de euros.

Hidrogénio verde está a chegar ao Seixal

Este projeto, pioneiro em Portugal, vai abranger 80 clientes residenciais, terciários e indústria.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Inaugurada primeira loja Naterial by Leroy Merlin em Portugal

É a primeira a abrir à escala nacional e a terceira a nível ibérico, juntando-se assim às lojas Naterial em Palma de Maiorca e Barcelona (Espanha).

Corsair revela uma nova solução para as costas, as cadeiras TC200

Há uma nova solução de cadeiras gaming no catálogo da Corsair. A Corsair revelou as TC200 Gaming Chairs, uma nova...

Halo Infinite recebe finalmente o Co-Op em estado beta, já em julho

O Co-Op vem mesmo aí, com outras novidades, mas ainda não é na versão final.