Zezinho Disco Tasca – Uma experiência gastronómica cheia de tradição e sabor

- Publicidade -

É aqui que encontram a comida típica portuguesa.

Abriu no passado mês de abril, em regime de soft opening, mas a inauguração oficial, por assim dizer, somente aconteceu no passado dia 25 de maio. Sim, falamos do Zezinho Disco Tasca, o mais recente hot spot da Rua da Esperança, em Lisboa. E o Echo Boomer foi conhecer o espaço.

O sabor e o copo de vinho.” É esta a proposta do restaurante localizado em Santos, um dos bairros mais especiais de Lisboa. A ideia para o Zezinho Disco Tasca surgiu por parte de Edgar Ferreira, Samuel Ferreira e Kevin Ferreira, que, com esta aposta, fizeram nascer um espaço que tem tudo para ser uma paragem obrigatória para todos os que procuram comida típica portuguesa.

Mas comecemos por falar disso mesmo: o espaço. É bastante interessante, fazendo a ligação entre o presente e o passado, tanto pelos lugares sentados ao balcão, como pelas mesas corridas. É, ainda, de destacar os posters e cenários criados pelas paredes, bem como o tecto de cor cobre.

O Zezinho tem também uma esplanada coberta totalmente envidraçada e acolhedora para quem deseja desfrutar da sua refeição com amigos ou família, sem ter que se preocupar com qualquer alteração climática que venha a acontecer nesse dia.

Uma última nota para a playlist musical, cuidadosamente escolhida pelo DJ do espaço, denotando-se claramente uma opção por sons da década de 70 e 80, tais como “Good Times” dos Chic ou “I’ll Do My Best” de Frico.

Já os pratos, foram pensados ao detalhe, como uma experiência que ficará na memória. São sabores tradicionais que encontramos numa carta que, apesar de não ser muito extensa, mantém intactas as raízes portuguesas.

Começámos toda esta experiência com um ótimo couvert – pasta de azeitona, húmus de tremoço, requeijão com doce de tomate, tostas de pão e tostas de broa – e uma entrada, Bolinhas de alheira com puré de maçã reineta. O incrível sabor bastante fresco e leve da azeitona, com aquela textura e dose de sal que todos queremos, faz com que todos os amantes de entradas salgadas sejam claros candidatos a amantes desta pasta de azeitona.

Antes da próxima entrada perguntamos: Imaginam o sabor do tremoço com um topping de colorau? É mesmo isso. Mas o que impressiona mais é claramente o sabor no ponto a colorau, que torna a experiência do húmus de tremoço bastante interessante, até para quem não aprecia a semente das fabáceas.

Quando chegámos ao requeijão com doce de tomate, só uma palavra: uau. Que coisa mais deliciosa! Esta foi a entrada que mais nos surpreendeu. O requeijão com o doce de tomate e a tosta de pão resultam numa conjugação incrível entre o agre e o doce, provocando intencionalmente um festim nas nossas pupilas gustativas.

Gostam de alheira? Se sim, boa! Esta é a entrada que devem escolher no Zezinho Disco Tasca: Bola de alheira com puré de maçã reineta. A conjugação de sabores? Bastante incrível, pois nunca tínhamos comido nada do género e gostamos imenso da experiência. Quem diria que, depois do incrível requeijão com doce de tomate, ainda nos conseguiam surpreender desta forma.

Imaginem só que, depois de uma entradas bastante boas, existia um iguaria para prato principal tão boa ou ainda melhor que as entradas. É ai que nos deparámos com o recomendado Bacalhau à Lourdes. Este prato é, tal como diz no nome, bacalhau. Este é frito em korn flakes e vai ao forno com uma cobertura de molho béchamel e tomate, azeitonas e assenta tudo numa cama de cebola e korn flakes. Este prato é, sem dúvida, uma mistura entre a cozinha tradicional e moderna, transportando-nos repetidamente entre o ano 2023 e o tempo em que almoçávamos/jantávamos em casa das nossas avós.

Por fim, lembram-se daquele mítico pudim, vendido em pó dentro de pequenas saquetas e que tinha uma música bastante característica, que faz parte das mesas portuguesas desde 1955? O Zezinho também não se esqueceu dela e acabou por criar uma sobremesa chamada Nosso Pudim Boca Doce, que é nada mais nada menos do que um pudim com cobertura de caramelo, raspas de limão e crumble de maçã.

Este é aquele doce que todos pedimos no fim de um grande pitéu e que nos faz sentir novamente que recuámos 15 a 20 anos.

Este foram apenas algumas das opções devoradas, mas, caso passem pelo Zezinho, saibam que há outras entradas que, dizem, são incríveis, como a Tarama de Bacalhau com pão torrado ou já tão pedidas Moelas à Zezinho; bem como pratos principais como o Borrego Lento; e ainda sobremesas como o amado Bolinho de Chocolate e Papos de Anjos.

No fim de tudo, uma experiência bastante positiva e agradável, a qual é impossível não recomendar.

Aberto no número 25 da Rua da Esperança, o Zezinho Disco Tasca está aberto de terça-feira a quinta das 17h às 00h, às sextas e sábados das 12h às 15h e das 19h à 1h da manhã, e aos domingos das 12h às 19h. Para reservas, basta fazerem pelo TheFork.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados