Associação Zero propõe passes (temporariamente) a metade do preço para combater a crise energética

- Publicidade -

O objetivo é, pois claro, promover o uso dos transportes públicos e encontrar soluções sem combustíveis fósseis.

Este sábado, dia 19 de março, através do seu site oficial, a associação ambientalista Zero propôs uma série de medidas de curto e longo prazo para a crise energética que encarece os combustíveis rodoviários. E uma das propostas iria certamente agradar aqueles que usufruem dos transportes públicos diariamente.

Basicamente, a Zero propõe que o governo equacione temporariamente passes municipais e metropolitanos a metade do preço. “É fundamental uma grande aposta na conquista de mais utilizadores para o transporte público, reduzindo temporariamente para metade o preço do passe para todos os utilizadores e promovendo melhores serviços”, diz a associação no texto publicado no seu site oficial, referindo ainda que, “face ao aumento previsível de passageiros nos transportes públicos, deverá ser aproveitada a oportunidade para um apoio extra nessa área, através de um reforço da capacidade e frequência e integração dos sistemas partilhados de mobilidade suave nos passes tão breve quanto possível, bem como a adoção de formas de transporte flexível fora das áreas metropolitanas e fora dos horários e zonas normais nas áreas metropolitanas”.

A Zero propõe ainda a revisão ou eliminação do AutoVoucher, por considerar que “não está corretamente implementada”, além de pedir uma reavaliação do congelamento da taxa de carbono. Já no que toca ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), a associação considerada que não deve ser alterado, pois esse tipo de alterações nos impostos “dificilmente serão politicamente reversíveis e recuperáveis no futuro, por implicarem serem utilizadas como um argumento de subida de impostos e por isso de mais difícil aplicação”.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados