Zé Pedro Rock’n’Roll’ chega aos cinemas nacionais a 30 de julho

O cinema português está a aproveitar a falta de filmes estrangeiros e continua a dar cartas.

- Publicidade -

Depois de ganhar o prémio do público no festival de cinema documental Doclisboa, em 2019, o tão aguardado documentário Zé Pedro Rock’n’Roll’, dedicado a Zé Pedro, o lendário guitarrista de Xutos&Pontapés, vai chegar já este mês, mais especificamente a 30 de julho, ao grande ecrã das salas de cinema portuguesas.

O documentário nasceu de uma ideia que foi discutida com o próprio vocalista e estende-se por mais de 100 minutos. Foi considerado uma justa homenagem do realizador e uma viagem íntima à vida e ao mundo de um dos mais carismáticos músicos portugueses, que faleceu em 2017.

Zé Pedro Rock’n’Roll já foi distinguido com o prémio de mérito em documentário de longa-metragem nos Accolade Global Films Competition, em La Jolla, na Califórnia, e também na Suécia, como finalista do Sweden Film Awards

Diogo Varela Silva, o realizador, faz o retrato do velho amigo e tenta explicar a carreira, o percurso, o porquê da música, da partilha e a vida do homem considerado por muitos a maior figura do rock ‘n’ roll português, combinando inéditos registos fotográficos e imagens de arquivo pessoais e da banda Xutos & Pontapés, com entrevistas a familiares e amigos próximos.

Guitarrista fundador de uma das mais aclamadas bandas nacionais de sempre, Zé Pedro foi, seguramente, o grande impulsionador do género musical em Portugal. Um papel que desempenhou também através da divulgação do rock nos papéis de crítico de música, de radialista e de dono do Johnny Guitar, mítico clube lisboeta e sala de concertos onde tantas e tantas bandas deram os seus primeiros passos.

- Publicidade -

Parceiros

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Fórmula 1 – Grande Prémio de França com furos na estratégia da Mercedes

A Fórmula 1 voltou ao circuito Paul Ricard com a edição de 2021 do Grande Prémio de França e, se durante os treinos e qualificação, ficou a ideia que os Pirelli podiam sair furados novamente, afinal foi a estratégia da Mercedes que saiu feita em pedaços. No fim, quem festejou foi a Red Bull: vitória de Max Verstappen e 3º lugar para Sergio Pérez.

Mais antiga praça de touros de Portugal dará lugar a um centro cultural

O projeto é da Zaratan, uma associação de arte arte sediada em Lisboa.

Rede regional dos Açores vai ter nove novos percursos pedestres

Os municípios e juntas de freguesa têm agora 12 meses para implementar os traçados aprovados.