Pre-Owned, a plataforma de venda de roupa em segunda mão da Zara, chega a Portugal

- Publicidade -

E já na próxima semana.

Todos sabemos que um dos desafios que o setor têxtil enfrenta é o de prolongar a vida útil das peças de roupa.

Para quem não sabe, a indústria têxtil é das mais poluentes para o planeta. É por isso que, ao longo do tempo, têm surgido ideias e plataformas que nos permitem adquirir peças de roupa em segunda mão. São projetos que não só promovem a economia circular através do prolongamento da vida útil da roupa, reduzindo, assim, o impacto ambiental da roupa, como também nós, consumidores, acabamos por poupar algum dinheiro. No fundo, todos ganham.

Uma das plataformas mais em voga por estes dias tem sido a Vinted, que veio tornar a compra e venda de roupa e acessórios em segunda mão mais acessível. E constatando o sucesso destas iniciativas, também outras empresas resolveram apostar no mercado em segunda mão.

Não só lojas Auchan e Continente já vendem roupa em segunda mão, como também alguns supermercados Intermarché. A própria Kiabi passou a vender roupa em segunda mão em todas as suas lojas em Portugal, a Primark já revelou que toda a sua roupa vai ser produzida a partir de materiais reciclados ou de origem sustentável até 2030… enfim, muitas são as iniciativas que se vão fazendo. E ainda bem.

E na próxima semana, mais especificamente a 12 de dezembro, fica a funcionar em Portugal algo que vai certamente fazer muito sucesso por cá: a Pre-Owned, plataforma de venda de roupa em segunda mão da Zara. E porque é que dizemos sucesso? Só na Vinted, são feitas milhões de pesquisas mensalmente por peças da Zara.

Basicamente, esta plataforma da Zara permite reparar, revender ou doar peças de roupa usadas. A Zara Pre-Owned oferece serviços de reparação, venda entre clientes e, ainda, doação de peças de roupa usadas, com o objetivo de fazer com que os clientes prolonguem a vida útil das suas peças de roupa.

No que toca à reparação, a Zara refere que trabalha com uma rede de ateliers que trabalham para encontrar a melhor solução para as nossas peças de roupa danificadas, fazendo assim com que durem mais tempo. Ou seja, será possível pedir a reparação de qualquer peça de roupa usada, como por exemplo para substituir botões e fechos, ou arranjar costuras, independentemente da altura em que foi adquirida.

Quanto à questão da revenda, é claramente para uma medida para combater plataformas como a Vinted, na qual milhões de pessoas usam todos os dias à procura de peças de roupa que alguém já não queira usar, na esperança de fazer um bom negócio. E novamente, prolonga a vida útil dessas peças. Neste caso, a plataforma estará dividida por categorias, com informações sobre cada produto, incluindo imagens fornecidas pelos vendedores.

Além disso, a Zara pôs também em funcionamento um programa de recolha de roupa, de calçado e de acessórios usados, que são entregues a organizações locais, sendo depois doados a pessoas em risco de exclusão. Aqui, os clientes poderão pedir a recolha ao domicílio de roupa que queiram doar.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados