O Xbox Cloud Gaming já chegou à Steam Deck

- Publicidade -

Já é possível jogar Xbox de forma oficial no novo dispositivo da Valve.

A Steam Deck não é apenas uma fantástica máquina de jogos, capaz de correr os títulos mais recentes de forma nativa e com muita qualidade. É também uma excelente máquina para jogar jogos em streaming, algo que estava limitado apenas ao Steam Link devido à integração da função via Steam OS, ou a alternativas Linux com aplicações feitas pela comunidade para, por exemplo, jogar PlayStation via Remote Play.

Agora, a Microsoft e a Steam apresentaram uma nova forma de jogar, levando o Xbox Cloud Gaming, formalmente conhecido como xCloud, até ao novo dispositivo portátil da Valve.

Através de uma publicação no Reddit, a Microsoft revelou o lançamento de uma nova versão do browser Microsoft Edge para Linux, compatível com o Xbox Cloud Gaming. Esta aplicação e exploração de funcionalidades está ainda em fase Beta e não é tão fácil de usar como um estalar de dedos. Como a publicação explica, há um breve percurso para colocar tudo a funcionar.

A publicação, também disponível em Português no site oficial da Microsoft, explica detalhadamente os passos a seguir para colocar o Xbox Cloud Gaming a funcionar. Um processo que requer algum à vontade com o ambiente Desktop Linux da Steam Deck, mas que, no final, pode ser acedido através do Steam OS, como qualquer outro jogo ou aplicação instalado. No breve tutorial, a Microsoft fornece até um pacote de artworks e ícones para uma apresentação mais cuidada.

https://twitter.com/xam3lpt/status/1504888246815371270

Por aqui tivemos a oportunidade de experimentar o Xbox Cloud Gaming na Steam Deck e o potencial é imenso. O processo de configuração é relativamente simples e fácil de seguir, já a sua utilização pode não ser tão imediata e prática, com o browser, por vezes, a não abrir os jogos em condições ou com os comandos ativos, obrigando ao reinício da aplicação ou da consola.

Excluindo alguns destes contratempos, a experiência é semelhante, ou mesmo igual, à que encontramos, por exemplo, num smartphone, ou seja, com pouca ou nenhuma latência e uma qualidade de imagem definida, mas onde ainda se nota alguns artefactos de vídeo. Atualmente, os jogos correm nas suas versões da Xbox Series X, com transmissões até 1080p a 60FPS, pelo que a qualidade de imagem e de tempos de resposta depende também das nossas ligações.

A experiência de jogo torna-se bastante confortável e satisfatória graças aos comandos nativos da Steam Deck, que funcionam tal e qual como os da Xbox, com controlos táteis ativos nos jogos da Cloud compatíveis. E com alguma criatividade, é possível até usar o giroscópio da Steam Deck ou outros comandos para algumas funções em jogos.

De relembrar que o Xbox Cloud Gaming tem o seu próprio catálogo e só está disponível através do Xbox Game Pass Ultimate, que inclui o Xbox Game Pass PC e onde é possível aceder também ao catálogo da EA Play.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados