O Xbox Cloud Gaming já chegou à Steam Deck

- Publicidade -

Já é possível jogar Xbox de forma oficial no novo dispositivo da Valve.

A Steam Deck não é apenas uma fantástica máquina de jogos, capaz de correr os títulos mais recentes de forma nativa e com muita qualidade. É também uma excelente máquina para jogar jogos em streaming, algo que estava limitado apenas ao Steam Link devido à integração da função via Steam OS, ou a alternativas Linux com aplicações feitas pela comunidade para, por exemplo, jogar PlayStation via Remote Play.

Agora, a Microsoft e a Steam apresentaram uma nova forma de jogar, levando o Xbox Cloud Gaming, formalmente conhecido como xCloud, até ao novo dispositivo portátil da Valve.

Através de uma publicação no Reddit, a Microsoft revelou o lançamento de uma nova versão do browser Microsoft Edge para Linux, compatível com o Xbox Cloud Gaming. Esta aplicação e exploração de funcionalidades está ainda em fase Beta e não é tão fácil de usar como um estalar de dedos. Como a publicação explica, há um breve percurso para colocar tudo a funcionar.

A publicação, também disponível em Português no site oficial da Microsoft, explica detalhadamente os passos a seguir para colocar o Xbox Cloud Gaming a funcionar. Um processo que requer algum à vontade com o ambiente Desktop Linux da Steam Deck, mas que, no final, pode ser acedido através do Steam OS, como qualquer outro jogo ou aplicação instalado. No breve tutorial, a Microsoft fornece até um pacote de artworks e ícones para uma apresentação mais cuidada.

https://twitter.com/xam3lpt/status/1504888246815371270

Por aqui tivemos a oportunidade de experimentar o Xbox Cloud Gaming na Steam Deck e o potencial é imenso. O processo de configuração é relativamente simples e fácil de seguir, já a sua utilização pode não ser tão imediata e prática, com o browser, por vezes, a não abrir os jogos em condições ou com os comandos ativos, obrigando ao reinício da aplicação ou da consola.

Excluindo alguns destes contratempos, a experiência é semelhante, ou mesmo igual, à que encontramos, por exemplo, num smartphone, ou seja, com pouca ou nenhuma latência e uma qualidade de imagem definida, mas onde ainda se nota alguns artefactos de vídeo. Atualmente, os jogos correm nas suas versões da Xbox Series X, com transmissões até 1080p a 60FPS, pelo que a qualidade de imagem e de tempos de resposta depende também das nossas ligações.

A experiência de jogo torna-se bastante confortável e satisfatória graças aos comandos nativos da Steam Deck, que funcionam tal e qual como os da Xbox, com controlos táteis ativos nos jogos da Cloud compatíveis. E com alguma criatividade, é possível até usar o giroscópio da Steam Deck ou outros comandos para algumas funções em jogos.

De relembrar que o Xbox Cloud Gaming tem o seu próprio catálogo e só está disponível através do Xbox Game Pass Ultimate, que inclui o Xbox Game Pass PC e onde é possível aceder também ao catálogo da EA Play.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

O Xbox Cloud Gaming chega às televisões Samsung

Vai ser possível jogar Xbox sem ter uma consola.

O Xbox Cloud Gaming é uma das melhores funcionalidades desta geração por uma simples razão

A estratégia da Microsoft com o Cloud Gaming é levar os seus jogos a todo o lado, mas eleva a forma como descobrimos novos jogos de uma forma muito prática.

Fortnite já pode ser jogado no Xbox Cloud de forma gratuita

Sem subscrições ou sem instalações.

Todas as melhorias da Steam Deck, um mês depois do lançamento, segundo a Valve

A Valve lançou um vídeo onde apresenta todas as novidades a nível de software da Steam Deck.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Inaugurada primeira loja Naterial by Leroy Merlin em Portugal

É a primeira a abrir à escala nacional e a terceira a nível ibérico, juntando-se assim às lojas Naterial em Palma de Maiorca e Barcelona (Espanha).

Corsair revela uma nova solução para as costas, as cadeiras TC200

Há uma nova solução de cadeiras gaming no catálogo da Corsair. A Corsair revelou as TC200 Gaming Chairs, uma nova...

Halo Infinite recebe finalmente o Co-Op em estado beta, já em julho

O Co-Op vem mesmo aí, com outras novidades, mas ainda não é na versão final.