Whywaste. Startup que reduz desperdício alimentar nos supermercados chega a Portugal em 2023

- Publicidade -

A startup foi vencedora na categoria de soluções tecnológicas do Programa Banco Montepio Acredita Portugal.

Há anos que o concurso Montepio Acredita Portugal (anteriormente conhecido como “InovPortugal” e “Realize o Seu Sonho”) ajuda a tornar o mundo melhor, premiando os melhores projetos e ajudando os empreendedores a desenvolver as suas ideias inovadoras.

É uma iniciativa que pretende fomentar o potencial empreendedor dos candidatos, ajudando-os a gerar novas ideias, a estruturar ideias em projetos, a testar conceitos, a elaborar planos de negócio, e, ainda, a apresentar os projetos a investidores.

Ora, na edição deste ano, saltou à vista o prémios ganho na categoria Soluções Tecnológicas por parte da Whywaste, startup que utiliza ferramentas como big data e inteligência artificial para ajudar retalhistas alimentares a reduzir em 75% o desperdício alimentar. Isto é especialmente importante porque, em 2023, a empresa vai entrar no mercado português.

Em entrevista ao Dinheiro Vivo, o country general manager da Whywaste, Ricardo Salazar, referiu que, “em Portugal, grande parte das redes de retalho alimentar recorrem a sistemas digitais estáticos, ou seja, programas que monitorizam a quantidade de produto, mas que não aprendem ou ajustam o seu comportamento e os preços de descontos utilizando dados”, pelo que o objetivo passa por apostar numa “estrutura sólida” e abrir um escritório em Lisboa. Este é, de resto, um dos grandes objetivos da startup sueca para 2023.

Como funciona a WhyWaste

A Whywaste começou por surgir em 2015 em Estocolmo, na Suécia, com o sonho de eliminar o desperdício alimentar a nível global. Tudo graças a ferramentas de controlo de datas de validade dos produtos, ajudando as empresas retalhistas a reduzirem as suas perdas e, consequentemente, a aumentar a rentabilidade.

Essencialmente, a Whywaste fornece ferramentas digitais que permitem aos retalhistas assumir o controlo dos seus resíduos alimentares. Por exemplo, a aplicação mantém um registo das datas mais próximas da validade dos produtos nas prateleiras e avisará quando estiverem prestes a expirar.

Sabendo disto, também aqui há uma oportunidade de fazer o cliente poupar dinheiro, uma vez que tem noção que estará a adquirir um produto que tem de ser consumido rapidamente. Para isso, a Whywaste utiliza Inteligência Artificial para calcular o preço de desconto adequado para cada produto em específico.

Além disso, esta é uma ferramenta que também ajuda a promover adequadamente produtos cujo prazo de validade está a expirar, tudo para que os clientes não percam oportunidades de combater o desperdício alimentar, ao mesmo tempo que poupam algum dinheiro.

A Whywaste está atualmente em conversações com cadeias nacionais, algo que faz todo o sentido, uma vez que, todos os anos, os portugueses desperdiçam um milhão de toneladas de comida (ou 50 mil refeições todos os dias).

Este será um excelente complemento a apps que já combatem o desperdício alimentar nos supermercados, mas mais focadas numa ótica de consumidor, como é o caso da popular Too Good To Go.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados