A Portugal Telecom (PT) tem, desde dia 26 de abril, um novo espaço para startups em Lisboa. Situado no Cais do Sodré, o edifício Enter servirá para alojar startups e dinamizar o ecossistema de inovação, tendo capacidade para 100 pessoas. As startups podem ocupar o espaço durante seis meses.

O programa Enter está inserido numa estratégia global de inovação aberta do Grupo Altice, tendo o objetivo de permitir a aceleração de startups, facilitando a sua entrada no mercado, ao mesmo tempo que disponibiliza meios, conhecimento e rede de contatos.

O mais curioso é que, no meio de tudo isto, a Web Summit, cimeira tecnológica que se realizou pela primeira vez em Portugal no ano passado e que regressa em novembro deste ano ao Meo Arena, em Lisboa, ficará instalada temporariamente num escritório do edifício Enter, até se mudar em definitivo para o Hub Criativo do Beato. De realçar que este é o primeiro escritório que a Web Summit abre fora da Irlanda.

Para já, serão alocadas oito pessoas no escritório do edifício da PT. Mas Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit que esteve presente na inauguração do espaço, fez saber que irá contratar 20 pessoas nas áreas de vendas e desenvolvimento de software para a equipa portuguesa.

A parceria entre a PT e a Web Summit começou no ano passado, aquando da primeira edição, e resultou no patronício da cimeira tecnológica e na instalação da rede Wi-Fi no pavilhão da FIL e no MEO Arena. Além do espaço onde decorreu a primeira edição, é bem provável que a Web Summit possa avançar com eventos pré ou pós cimeira, noutros pontos do país.

A Web Summit foi fundada em 2010 por Paddy Cosgrave e os cofundadores Daire Hickey e David Kelly. É um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do planeta. Começou com uma equipa de apena três pessoas e, seis anos volvidos, ou seja, desde o ano passado, conta com mais de 150 colaboradores.

A edição do ano passado que se realizou em Lisboa contou com 53 mil participantes de 166 países, incluindo 15 mil empresas, 7 mil presidentes e 700 investidores. Muitas surpresas estão reservadas para a edição deste ano, a decorrer entre 6 a 9 de novembro. A cimeira tecnológica pode ficar em Portugal até 2020.