Se eras daqueles que aproveitava esta opção da Vodafone para ultrapassar as más ligações ADSL que existem nas zonas rurais de Portugal ou a ausência de rede de fibra, o melhor é começares a pensar numa alternativa.

A notícia chegou e chocou muita gente. Se antes o pacote Net Voz Fixa por 4G da Vodafone era adorado por fornecer dados ilimitados de Internet, agora passa a ser detestado por ter um limite de 100 GB. Para muitos pode chegar, mas para outros é um número irrisório, chegando-se a esse valor em questão de dias.

Vejamos: um jogo do PC ou de consola facilmente chega aos 50GB, fazer binge de uma série da Netflix em Full HD gasta outros tantos gigas. E nem vamos falar dos valores quando se vê algo em 4K. Pronto, facilmente percebes que, para muita gente, os 100GB não fazem muito sentido.

A informação da Vodafone diz o seguinte:

“A internet fixa da Vodafone tem 100 GB de dados para navegar em sua casa até ao final do ciclo de faturação. Sempre que exceder os dados incluídos pode ativar a Opção Extra (10 GB por €10).”

Os utilizadores começaram a ser notificados das alterações no serviço no passado dia 9 de junho por SMS e email. Esta comunicação continuará a ser feita pela Vodafone até dia 1 de julho, sendo que a migração para este “novo plano” ocorrerá 30 dias após a notificação.

Na prática, a Vodafone, alegando que assim continuará a proporcionar a melhor experiência e qualidade na utilização de dados, ativou a PUR – Política de Uso Responsável. Neste caso, os clientes mantêm a mensalidade e velocidade de internet atual, mas com um tráfego mensal de 100 GB. Sempre que atingirem 80% e 100% dos dados incluídos nos tarifários, serão notificados por SMS e/ou no seu browser. Caso os dados esgotem, podem ter mais 10GB de dados por 10€.

Se estiveres insatisfeito com estas alterações, podes rescindir o teu contrato, sem encargos, até dia 1 de julho de 2017.
Quais as alternativas? Podes experimentar o 3P/4P da MEO, ou, por exemplo, o Kanguru XL.