fbpx

Vivarium Festival: O mais novo festival de new media português

Nasce no Porto e tem por base os cruzamentos entre o homem e a tecnologia. Chama-se Vivarium Festival, vai decorrer entre 24 e 25 de março no Maus Hábitos, no Porto, e é o novo festival internacional de new media.

“O evento vai pensar o lugar do corpo e a da intimidade num tempo em que o digital, a tecnologia e as inteligências artificiais parecem contaminar a experiência humana. Estão prometidos workshops, performance, concertos, livros e dança, num alinhamento que provoca encontros inusitados entre a cultura humanista e a cultura cibernética”, revelou a organização em comunicado.

É de destacar a estreia nacional de Marco Donnarumma, nome essencial da media arte contemporânea, que se tem distinguido pela capacidade de usar a tecnologia emergente na construção de obras que são, ao mesmo tempo, íntimas e poderosas, oníricas e intransigentes, sensuais e conflituosas. No Porto, o artista mostrará “Corpus Nil”, um ritual de nascimento para um corpo modificado, com a qual ganhou o prémio internacional Ars Electrónica Center.

Ainda no campo performativo, o público poderá apreciar a performance inédita de Jonathan Schatz (bailarino e coreógrafo) e Nicolat Canot (músico), “In Vitro”. Já a representar Portugal, Pedro Oliveira, baterista de peixe:avião apresenta “Krake“, o seu projeto experimental profundo e cheio de humor; já Ícaro Pintor e Joaquim Pavão apresentam “Ifsting Split”, uma performance multidisciplinar.

No que toca a artes visuais, estarão expostos trabalhos de Silvestre Pestana, Miguel Palma, Diogo Tudela e Nerea Castro. Quanto à literatura, Gonçalo M. Tavares orientará um workshop baseado no livro “Atlas do Corpo e da Imaginação“, sendo ainda um dos convidados da conversa “Questões Éticas e Estéticas Abertas pela Revolução Digital“, que contará também com António Cerveira Pinto, diretor artístico do The New Art Fest, e moderação de Marta Bernardes.

No festival, haverá ainda tempo para discutir o “Techno-fascismo e Estruturas Expostas“, pelas vozes de Diogo Tudela e Ana Carvalho, e na noite de sábado, primeiro dia do festival, haverá ainda um festa clubbing.

O festival é, quase todo ele, gratuito, à exceção da noite de sábado (Marco Donnarumma + Clubbing), em que os bilhetes estarão à benda por oito euros na pré-venda, limitada a 80 bilhetes, e, após essa fase, passam a custar 10 euros. Já o workshop de Gonçalo M. Tavares custa 30 euros e as inscrições devem ser feitas à parte através do email sacoazul@maushabitos.com. O workshop é limitado a 30 lugares.

Será ainda possível comprar bilhete para a componente clubbing do evento, com nomes a anunciar em breve.


 

- Publicidade -

Afiliados

Sigam-nos

10,783FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
630SeguidoresSeguir

Media Partner

Relacionados

Douro River Taxi. Está de volta a travessia mais rápida entre o Porto e Vila Nova de Gaia

Das ruas históricas da baixa do Porto ao enérgico cais de Gaia, bastam apenas três minutos para cruzar as duas margens do rio Douro.

Trotinetes partilhadas já chegaram ao Porto

Existem 210 pontos de partilha criados em toda a cidade para parquear um total de 2.100 velocípedes ou equiparados.

Metros de Lisboa e do Porto vão ter máquinas com máscaras à venda

São soluções para quem se esquecer da máscara em casa.

Oficial: NOS Primavera Sound Porto adiado para setembro

Marquem na agenda: 3, 4 e 5 de setembro. São estas as novas datas para a realização deste belo festival.
- Publicidade -

Mais Recentes

Xiaomi vai abrir mais uma loja em Lisboa já em outubro

Continua a expansão da marca chinesa por Portugal.

Análise – Crysis Remastered

Crysis corre de novo nas consolas, mas cansado.