Vivarium Festival 2019 já tem programação completa

Numa era em que se especula sobre as capacidades das IA criarem, o Maus Hábitos e a Saco Azul convidam artistas e pensadores a questionarem o que é realmente específico do vivo. Destas questões surge o Vivarium Festival, que vai para a segunda edição, e que pretende questionar as convergências e divergências entre Inteligência Natural e Inteligência Artificial.

- Publicidade -

São cerca de 30 propostas e mais de 40 que, entre 28 e 30 de março, ocuparão o Maus Hábitos, Cinema Passos Manuel, Ateneu Comercial e Reitoria da Universidade do Porto – Biblioteca do Fundo Antigo. Na programação musical temos Tim Hecker, Elizabeth Brown, Proc Fiskal, Ricardo Dias, Magna Ferreira, Yannick Hofmann e, a representar Portugal, Stereoboy e BLEID.

Já as artes visuais e new media ocuparão todo o espaço do Maus Hábitos, num conjunto de propostas que respondem a dois eixos programáticos. O primeiro é a memória do Maus Hábitos com o projeto Picture Generation, que revela pela primeira vez o arquivo fotográfico de 18 anos do espaço, com as fotografias de Daniel Pires expostas na Galeria Portátil da editora Pierrot le Fou.

Já o segundo eixo reúne propostas de diversos artistas sobre o tema geral do festival. Temos obras de nomes como Justine Emard, Pedro Bandeira & 18:25, Catarina Rangel Pereira e Inês Castanheira.

Curiosamente, haverá um chatbot de IA desenvolvido pelo grupo new-media CADA no festival. Chama-se TYRO e irá conversa com o público.



No que toca a performances, temos Pedro Prazeres, o performer que tenta levantar-se num ambiente instável, Dasniya Sommer que explora a milenar arte do shibari (bondage japonês), Yuko Kominami com uma peça de homenagem aos seu pai, e Jung In Jung, com uma performance interdisciplinar que cruza o som, o corpo e o espaço com tecnologia interativa e que ilustra o poder dos constrangimentos.

Há ainda um workshop de Isabel Valverde e Senses Places, em que os participantes poderão dançar com avatares e que irá culminar numa Performance Participativa em Realidade Mista, além de duas conferências, E—X—S—I, Encontro Expressões entre o Som e a Imagem e Criar conceitos – Seguir regras: Um diálogo improvável entre Deleuze e Wittgenstein.

A encerrar a segunda edição do Vivarium estarão os DJ’s das festas emblemáticas do Maus Hábitos, casa que irá celebrar o seu 18º aniversário.

Finalmente, no que toca a preços, podem e devem ver a página de Facebook do Vivarium Festival, em que cada evento pode ter o seu preço ou ser de entrada livre.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

ART & Delivery é a primeira exposição de arte em Portugal inspirada em food delivery

Podem visitar até domingo, dia 29 de novembro, no Palacete Gomes Freire, em Lisboa.

Lefty às direitas na apresentação de Andrómeda no Maus Hábitos

Uma banda para continuar a acompanhar e a valorizar.

Regresso à cultura conta com a ajuda de uma startup portuguesa

Os eventos-teste realizados no final de abril tiveram a ajuda de uma startup sediada em Coimbra.

Coimbra é a cidade escolhida para o terceiro teste-piloto

Mais uma iniciativa para perceber se é possível avançar com eventos culturais em segurança.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Diferença do preço da água entre municípios pode chegar aos 400 euros por ano

Graças à DECO Proteste, há um mapa interativo onde é possível saber quanto custa a fatura da água no vosso município.

Partilha. Ex-concorrentes de Hell’s Kitchen abriram restaurante em Braga

O espaço foi inaugurado em outubro do ano passado e funciona de terça a sábado.