VINUM Restaurant & Wine Bar tem nova carta para este outono

por Echo Boomer

O verão prolongado dá lugar a dias mais frios, que pedem conforto também à mesa. Na estação das novas colheitas, o VINUM Restaurant & Wine Bar, inserido nas emblemáticas Caves Graham’s e dono de uma vista privilegiada sobre as margens do rio Douro, ganha agora uma nova carta para esta estação.

No total, são mais de duas mãos cheias de novos pratos, que convidam a desfrutar da melancolia do outono à mesa. Os produtos, rigorosamente selecionados, chegam diretamente das mãos de produtores locais, preservando a sua origem.

A nova carta de outono abre com quatro novas entradas. Desta vez, os famosos Pimentos “Del Piquillo” da casa são assados em forno de lenha, sendo depois pelados e colocados sobre uma cama de azeite. Segue-se o Quintal do Vinum, em versão outonal, que reúne, no mesmo prato, uma verdadeira paleta com as cores da estação. Ainda para abrir o apetite, uma seleção de Cogumelos silvestres de Trás-os-Montes, acompanhados com gema de ovo biológico, e o Creme de Castanhas com alheira e Queijo Serra da Estrela DOP.

Nos novos pratos de peixe, destaca-se o Arroz Negro de Lulas, o Robalo Selvagem a vapor com vieiras e algas, seguindo-se um aconchegante Guisado de Lavagante e Tamboril, composto por um caldo muito rico de marisco e pimento e acompanhado por puré de batata trabalhado com azeite em vez de manteiga. Já a abrir caminho para o Natal, a sugestão é o Lombo de Bacalhau, aqui servido com papada de porco preto e legumes da estação.

Nas carnes, fazendo justiça à reputação do VINUM, espaço para reinterpretações de alguns dos pratos clássicos da casa: o Leitão, aqui servido com cogumelos selvagens e uma redução de Graham’s Tawny 20 anos, o Filé Mignon, acompanhado por abóbora assada e trufa negra, e, por último, a Presa de Porto Preto, que reserva um lugar especial para as castanhas e um molho à base de Graham’s Tawny 10 anos.

As novas propostas sugerem um doce final, com duas novas sugestões para animar os dias frios: o tradicional Pudim Abade de Priscos, preparado com tangerina e amêndoa, e o clássico Crème Brûlée, servido com gelado artesanal de baunilha de Madagáscar e pipocas salgadas que garantem uma divertida textura e equilíbrio de sabores.

A nova carta de outono do VINUM Restaurant & Wine Bar já se encontra disponível ao almoço e jantar. Além da experiência à la carte, são ainda sugeridos menus de degustação harmonizados com uma seleção especial de vinhos portugueses.

O restaurante está aberto de segunda a domingo, das 12h30 às 23h, e as reservas podem ser feitas ligando para o 220 930 417 ou enviando um email para reservas@vinumatgrahams.com.


 

Deixar uma resposta

Também pode interessar

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: