Vilamoura vai ter milhares de painéis fotovoltaicos para fornecer eletricidade a 15 mil casas até 2035

- Publicidade -

Prevê-se a instalação dos primeiros painéis fotovoltaicos ainda no primeiro trimestre de 2023.

A Vilamoura World, Master Planner de Vilamoura e responsável pela promoção dos seus lotes residenciais e turísticos, tem em curso a implementação de uma Comunidade de Energia Renovável (regime de Autoconsumo Coletivo – ACC), em parceria com a LUZSIMPLES, empresa regional que opera no mercado da energia.

Uma Comunidade de Energia Renovável contrasta com um sistema de autoconsumo individual (em que cada produtor produz energia exclusivamente para abastecer o seu local de consumo), na medida em que passa a existir um produtor que, para além de produzir eletricidade para si, produz também para os seus vizinhos, o que representa benefícios ambientais para o território e económicos para os seus ocupantes.

No total e até 2035, o projeto prevê a instalação de cerca de 60.000m² de painéis fotovoltaicos no território de Vilamoura, comum potencial estimado de produção anual de 50.000MWh (megawatts/hora), suficientes para fornecer eletricidade a cerca de 15.000 casas. Esta produção renovável evitará a emissão de aproximadamente 10.000 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente à plantação de cerca de 80.000 árvores todos os anos.

Numa primeira fase, até 2024, a CER de Vilamoura permitirá a produção de 2.000MWh de energia renovável por ano, o que se traduz no fornecimento de eletricidade a mais de 1.000 famílias, numa redução inicial de cerca de 450 toneladas de emissões de CO2.

Aproveitando as condições meteorológicas e o potencial solar muito favorável da região do Algarve, esta parceria irá permitir a criação de um projeto de referência, tanto a nível nacional, como internacional.

No âmbito desta iniciativa, está ainda previsto o desenvolvimento de um projeto-piloto inovador em Portugal, que passa por converter em hidrogénio a energia excedente produzida pelos sistemas fotovoltaicos, bem como o seu respetivo armazenamento a longo prazo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados