O investimento é de 10 milhões de euros.
Foi aprovada, no passado dia 7 de março, a concessão para a construção e exploração do Complexo Aquático de Formação em terreno do município de Gaia, na Lavandeira.
O objetivo passa por construir um complexo aquático de formação que complemente a área desportiva existente, transformando esta zona (que já conta também com o Centro de Alto Rendimento) num grande centro desportivo e de lazer, de promoção de aprendizagem desportiva e lúdica, aliado ao conforto de um espaço natural em pleno centro da cidade.
O projeto inclui um tanque de 25 metros com seis pistas e com características adequadas para atividades formativas; outro tanque de 50 metros com duas pistas, para formação avançada; e um último tanque de aprendizagem infantil com uma pista de 10 metros. O equipamento terá, ainda, dois ginásios, um parque de estacionamento e uma cafetaria.
O espaço será para edificar ao lado do parque da Lavandeira, em terreno da autarquia, mas o investimento e exploração será de privados e rondará os 10 milhões de euros. A exploração será por um período de 40 anos e, como contrapartida, a autarquia recebe um milhão de euros. No final do contrato, o terreno e os equipamentos voltam para a posse da Câmara Municipal.