Vila Franca de Xira inicia a 1ª fase do Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo Alverca do Ribatejo/Sobralinho

- Publicidade -

O concelho está cada vez mais perto de ter uma frente ribeirinha totalmente pedonal e ciclável.

O Município de Vila Franca de Xira assinou esta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, no Depósito Geral de Material da Força Aérea, em Alverca do Ribatejo, o Auto de Consignação da empreitada à empresa adjudicatária, para a execução da 1.ª fase do Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, Alverca do Ribatejo/Sobralinho, no valor de 6.549.867,00€ (IVA incluído).

Através desta assinatura, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira dá início à requalificação e conservação ambiental e paisagística de mais um troço da frente ribeirinha do concelho, entre Alverca e o Sobralinho, numa extensão de cerca de 4,9 Km e numa área aproximada de 14,1 hectares.

“O nosso Concelho e em particular a União de Freguesia de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, fica assim cada vez mais Tejo e cada vez mais Lisboa. Fica cada vez mais Tejo pela aproximação drástica que se vai fazer da cidade ao nosso rio, com espaços de visitação e de fruição de altíssima qualidade e que vão permitir uma nova relação com o nosso Tejo. Mas fica também neste ano de 2023 mais Lisboa, porque Loures finalmente está a fazer o troço do caminho ribeirinho que lhe faltava, para interligar o nosso caminho, que já chega ao limite sul do nosso Concelho na Póvoa de Santa Iria, ao Parque das Nações. Conseguir-se-á em breve ir de bicicleta, a correr ou a andar, junto ao rio, da cidade de Alverca do Ribatejo à cidade de Lisboa. Portanto, hoje é um dia importante, porque se abrem novas oportunidades de relacionamento, de desenvolvimento e de cooperação entre as comunidades”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira.

Com esta empreitada pretende-se:

  • Valorizar o património natural e paisagístico das áreas de elevado valor natural;
  • Implementar e valorizar a Estrutura Ecológica Municipal;
  • Promover o Turismo da Natureza, através da dinamização da oferta de atividades no Estuário do Tejo;
  • Construir infraestruturas de acesso e dinamização das atividades no rio através de uma oferta diversificada de espaços;
  • Criar zonas de estadia e contemplação da avifauna e da paisagem;
  • Garantir a continuidade do sistema de mobilidade suave ao longo da frente ribeirinha do Concelho;
  • Implementar medidas de minimização do impacto da subida do nível das águas do mar em consequência das alterações climáticas.

A empreitada prevê ainda a aplicação de equipamentos de iluminação LED com capacidade de produção de energia própria do tipo fotovoltaico/eólica, que servirão para alimentar as luminárias integradas nestas colunas, bem como o sistema de videovigilância.

“Este troço vai chegar até à zona do ADARSE, a norte de Alverca do Ribatejo, estando já previsto a sua continuação até Alhandra, com a execução de uma praia fluvial, num projeto que apostamos ser verdadeiramente moderno. Hoje estamos a dar o primeiro passo desta fase, que pretendemos juntar aos 12 quilómetros já construídos, naquela ambição que é juntar a nossa margem direita do Tejo, ao longo de 22 quilómetros. Agora é ir ao trabalho”, concluiu o autarca.

Foto: Câmara de Vila Franca de Xira

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados