Sim, os responsáveis falaram especificamente em cartão de crédito… Então e o de débito?
Quem se desloca nos comboios da Fertagus diariamente, ou precisa ocasionalmente de utilizar esse serviço, tem duas soluções: ou compra o bilhete diário, sendo depois emitido um cartão que deve ser validado nos pontos específicos, podendo este mesmo cartão ser reutilizado para futuras viagens, ou adquire o passe mensal, cujo cartão tem de ser carregado todos os meses para que continue a funcionar.
Em 2019, por exemplo, o operador de transporte do grupo Barraqueiro lançou a opção Viva Go, que permite associar o cartão bancário ao cartão Lisboa Viva, útil para aqueles utentes que não tenham adquirido um bilhete previamente.
Mas não seria excelente se houvesse uma solução que nos permitisse usar o nosso cartão bancário diretamente, sem recorrer a segundos e terceiros cartões? Afinal de contas, sempre se evitava a emissão de novos… e é mesmo isso que a Fertagus vai fazer acontecer.
“O que vamos fazer é testar já a solução e permitir que qualquer cartão bancário possa ser usado para viajar diretamente, validando nos nossos validadores. Ao chegar a uma estação, temos validadores, que, no fundo, identificam o início da viagem. Com qualquer cartão de crédito, basta validar e usar o serviço”, disse Clara Esquível, administradora executiva da Fertagus, ao Eco.
Para já, esta solução será testada esta quinta-feira, no troço Sete Rios-Pragal, mas o plano da empresa é expandir a solução a toda a rede Fertagus já em novembro. Para isso, será necessário substituir os mais de 200 validadores de cartões existentes, num investimento de mais de meio milhão de euros.
“Os nossos validadores vão ter também leitor de códigos de barras, Bluetooth, ecrã tátil, e vão abrir uma panóplia de oportunidades em termos de meios de pagamento e acesso ao serviço completamente diferente do que temos hoje”, referiu Clara Esquível à mesma fonte, o que significa que outras soluções serão também criadas no futuro no que ao pagamento de viagens diz respeito.
Uma excelente decisão, embora fique por esclarecer se também os cartões de débito poderão ser utilizados nestas situações. Além disso, e ainda que não deixemos de louvar a decisão da Fertagus, será necessário que também outros operadores optem por seguir o mesmo caminho, tudo para que não seja necessário recorrer ao Lisboa Viva e para que se passa a usar somente o cartão bancário para ir a todo o lado.