No entanto, o tempo da viagem de comboio voltará a aumentar no próximo ano.
De acordo com o Diário de Noticias, a partir do próximo domingo, dia 15 de dezembro de 2024, a viagem de comboio entre Lisboa e o Porto vai sofrer uma redução de 10 minutos, graças ao término das obras de renovação da via férrea entre Gaia e Espinho, na Linha do Norte. Segundo a CP, o tempo de viagem será reduzido para 2h48m (duas horas e 48 minutos) no Alfa Pendular e para 3h13 (três horas e 13 minutos) no serviço Intercidades, fazendo com que os passageiros beneficiem de um percurso mais rápido.
Para encontrar uma redução similar no tempo de viagem, é necessário recuar a abril de 2007, quando o Alfa Pendular passou a ligar as duas maiores cidades do país em 2h44m (duas horas e 44 minutos), em vez das 2h55 (duas horas e 55 minutos) anteriores. No entanto, após esse período, os tempos de viagem voltaram a aumentar, com o Alfa Pendular a levar atualmente cerca de 2h58m (duas horas e 58 minutos) e o Intercidades a ultrapassar as três horas, alcançando 3h23 (três horas e 23 minutos).
Ainda assim, esta melhoria será temporária, uma vez que, no próximo ano, estão previstas novas obras de renovação da via entre Ovar e Espinho, que se estende por 19 quilómetros. As obras deverão durar cerca de três anos, o que levará a novas restrições de velocidade para os comboios durante dois anos, segundo a informação da Infraestruturas de Portugal (IP) fornecida aos operadores ferroviários.