Afinal, que velocidade de Internet é que precisam realmente para o vosso dia-a-dia?

- Publicidade -

Desde logo, é ponto assente que, para gaming online e streaming de vídeo em 4K, a ligação à Internet tem que ser rápida e estável. Recomenda-se, pelo menos, que seja de 35 Mbps, algo que hoje em dia é relativamente fácil de conseguir, desde que estejam numa zona munida de fibra ótica.

Mas a questão é: será que a vossa operadora realmente oferece a velocidade que publicita no site oficial e nas campanhas que promove na televisão? E aliás, se quiserem utilizar a largura de banda para acompanhar os resultados desportivos como atividade de lazer, necessitarão de mais detalhes.

Ferramentas para medir a velocidade

Por esta altura, muitos utilizadores já deverão ter utilizado, ou pelo menos ouvido falar, no site Speedtest.net da Ookla, que permite verificar a velocidade de download e upload da ligação. Mas fornecedores de Internet, como Vodafone e MEO, também oferecem ferramentas. E é logo por aí que podem perceber se estão, ou não, a ser enganados.

Como obter os resultados mais precisos

1. Testar a ligação a diferentes horas do dia

Devido à quantidade de gente que pode estar em casa durante determinados períodos do dia, a largura de banda tende a diminuir ou ficar repartida por todos os utilizadores. E aí, naturalmente, não vão conseguir obter o melhor resultado possível. Dito isto, experimentem fazer testes quando ninguém está em casa ou estão a descansar, como por exemplo de manhã bem cedo ou antes/depois do almoço.

2. Medir a ligação via cabo Ethernet

Os especialistas recomendam que se façam os testes usando um computador ligado ao router diretamente com um cabo Ethernet. Mas aqui tÊm de ter atenção a uma coisa: é que cabos Cat 5 antigos, assim como computadores lentos, pode reduzir o desempenho significativamente. Logo, devem antes optar por um cabo Cat 5e (ou melhor), assim como um computador atual.

No entanto, devem na mesma efetuar testes de ligação através de uma rede Wi-Fi, mesmo que essa rede possa ser afetada por fatores externos. Tudo porque, hoje em dia, com toda a portabilidade de equipamentos eletrónicos, o uso de cabos é quase exclusivamente feito para boxes de televisão, consolas e Smart TVs, por exemplo.

3. Evitar interferências

Para isso, devem reiniciar o computador e o router antes de correr o teste. Isto também ajuda a reduzir a utilização total de dados através do router. Além disso, devem desligar os dispositivos móveis, fechar todas as outras apps e apagar a cache do browser antes de cada teste, de forma a garantir que nenhum destes fatores influencia os resultados do teste.

E afinal, quanta velocidade é que realmente precisam?

Ora, tudo depende das vossas necessidades. Hoje em dia, é muito fácil chegarem a velocidades mínimas de 100 Mbps, o que será mais que suficiente para gaming online, vídeos 4K, streaming de música e teletrabalho. Mas e se vos dissermos que podem estar a ser enganados pelo vosso fornecedor de Internet? Deve-se, principalmente, ao vosso router.

Se tiverem um pacote com velocidade máxima de 500 Mbps, mas somente apanharem 100 Mbps via Wi-Fi, a explicação é simples: uma ligação a 2,4Ghz.

As ligações a 2,4GHz são mais estáveis e de maior alcance, porém são muito mais lentas que as ligações a 5GHz, que conseguem velocidades muitíssimo superiores.

Ou seja, para resolverem o problema e conseguirem alcançar uma velocidade de Internet de acordo com o que está contratado, basta trocarem de router para um mais atual, compatível com 5GHz e Wi-Fi 6.

E aí sim, todos os vossos problemas de velocidade ficarão resolvidos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados