Vejam como plantar melancia passo a passo

- Publicidade -

Uma fruta de verão, saborosa e suculenta, amada pela maioria dos portugueses e rica em água e vitaminas. Mas já pensaram em ter essa delícia em casa, de maneira orgânica? Para isso, precisam de saber como plantar melancia de forma fácil e simples.

Para quem é fã da fruta (e até quem não é), separámos um guia completo para ajudar a dar os primeiros passos no cultivo caseiro. Por isso, não deixem de prestar atenção às nossas dicas para que estejam preparados para começarem a plantar melancia em casa.

Como plantar melancia passo a passo

Alimentos de origem orgânica são uma tendência mundial, já que evitam produtos químicos durante a plantação e contaminação no processamento. Assim, muitos portugueses adotam esse estilo de vida com pequenas hortas caseiras.

Dito isto, saber como plantar melancia pode ser mais simples do que parece. Basta seguir os passos: ambiente, sementes e cuidados pós plantação, fornecendo para as mudas tudo o que precisam. Para facilitar a tarefa, deixamos de seguida alguns tópicos que explicam cada etapa.

Preparar o ambiente

A primeira parte importante de aprender como plantar melancia é encontrar o local e solo indicados. Para essa espécie, o solo precisa ser arenoso ou argiloso, leve e com boa fertilidade. Se possível, deverão monitorizar os níveis de nitrogénio.

Outro ponto fundamental é que a melancia precisa da luz do sol. Por isso, escolham locais que não estejam cobertos por nenhuma proteção ou algo do género. Evitem plantar em locais húmidos, já que esse fator pode mudar o sabor das frutas.

Plantar as sementes

Chegou a hora de aprender realmente como plantar melancia. Para isso, terão de recolher as sementes que tiram da fruta. Coloquem-nas num papel toalha húmido e cubram-nas, borrifando um pouco mais de água sobre o papel. Guardem num local escuro.

É preciso borrifar com água durante todo o dia e ir verificando o estado das sementes. Quando começarem a brotar, podem logo transferir para a terra. Abram covinhas de quatro centímetros e coloquem com os brotos virados para cima. Cubram sem apertar a terra, deixando o ar circular.

Vale a pena lembrar que plantar melancia com a semente é um tiro no escuro, uma vez que não é possível saber quantas delas realmente são férteis. Por isso, o mais indicado é comprar para fazer a germinação e conseguir mais mudas.

Para comprarem sementes de melancia orgânicas, podem adquirir na loja online Sementes vivas. Se comprarem nesta loja, terão a garantia de que, de facto, as vossas mudas irão germinar, com um cultivo mais saudável e eficaz.

Devido à competição por nutrientes das mudas, é preciso terem também em atenção o espaçamento entre elas. Portanto, mantenham pelo menos um metro e meio de intervalo entre uma muda e outra, ao plantarem no solo.

Cuidados depois da plantação

Depois de aprenderem como plantar melancia, é hora de cuidar do cultivo. Por norma, essa espécie não necessita de grandes cuidados. Apenas têm de ter em atenção a parte da rega ao longo do processo:

  • Enquanto sementes, até germinarem: regar todo o dia, usando pouca água;
  • Depois de germinarem, até aparecerem frutos: duas vezes na semana, usando muita água;
  • Depois de aparecerem os frutos, até crescerem: uma vez na semana, com pouca água;
  • Fase final de amadurecimento: regar somente se houver necessidade.

Isto acontece porque o excesso de água pode fazer com que a melancia perca a concentração do gosto. Passa a ficar mais “aguada” e sem tanto sabor para o consumo.

Qual é a época certa de plantar melancia?

Segundo a cartilha da EMBRAPA, a época de plantar melancia é durante as estações intermediárias, com temperaturas de 18 a 25 graus. Por isso, é preciso verificarem o clima na vossa região para entenderem qual a época ideal:

  • Regiões de clima quente: durante todo o ano, mas com irrigação;
  • Locais de clima mais ameno: plantação entre março e agosto;
  • Regiões de clima frio: período do verão, entre outubro e fevereiro.

Quanto tempo leva para um pé de melancia dar frutos?

O tempo total entre aprender como plantar melancia e começar a colher os primeiros frutos pode variar. Normalmente, o processo de maturação conclui-se entre 80 e 110 dias. Para saberem se já estão boas, tenham em atenção a coloração da parte de baixo, que deve estar amarelada.

É possível plantar uma melancia num vaso?

Sim, é possível plantar uma melancia num vaso, mas convém relembrar que as raízes dela são bem grandes (chegam até aos três metros). Por isso, depois de crescerem um pouco, é necessário transplantar as mudas para o local definitivo.

Qual o melhor adubo para plantar melancia?

Por mais estranho que pareça, a adubação orgânica com esterco bovino (ou caprino) é uma das melhores técnicas para o plantio de melancia. Fornecem uma quantidade adequada de nitrogénio, potássio e fósforo para que a planta cresça saudável.

E agora que já aprenderam como plantar uma melancia em casa, podem começar a cultivar e ter essa fruta o ano todo. E tudo isto de uma forma muito mais saudável e orgânica, aproveitando os nutrientes desta fruta saborosa e mantendo a saúde em dia.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Onde e quando assistir a O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder

A série da Amazon tem estreia marcada para dia 2 de setembro em Portugal.

Death Stranding pode estar a caminho do PC Game Pass

A nova foto de perfil da conta oficial do Xbox Game Pass para PC denuncia o inesperado.

Cartaz do Festival F está fechado

Está quase aí um dos últimos grandes festivais de verão.