2024 parece ser o ano da chegada de várias marcas de veículos elétricos chinesas a Portugal. E muitas dessas marcas vão ficar disponíveis em Portugal graças à Salvador Caetano Auto, empresa que atua na distribuição e importação de veículos.
Em janeiro passado, a empresa chegou a um acordo estratégico para a importação exclusiva das marcas da Dongfeng Motor Corporation, o que significa que os automóveis elétricos chineses da VOYAH, DONGFENG e M-HERO vão, em breve, algures ainda durante 2024, andar a circular nas estradas portuguesas.
A Dongfeng Motor Corporation, fundada em 1969, é um dos principais fabricantes de veículos da China. O seu foco na inovação e sustentabilidade consolidou a sua posição no mercado dentro e fora da China. Em 2023, as suas vendas totais atingiram 2,42 milhões de automóveis, dos quais 231.000 foram no estrangeiro, continuando assim a sua expansão internacional.
Já no passado mês de abril, a empresa portuguesa anunciou que chegou a acordo com a XPENG para importar os seus veículos elétricos para o mercado português, como é o caso dos P7, P5, G3i e G9.
A XPENG, fundada em 2014 em Guangzhou, China, aposta na utilização de tecnologias inteligentes como ponto de viragem para a mobilidade do futuro. No início do ano passado, a XPENG anunciou a sua intenção de estabelecer uma presença em vários mercados europeus, do Médio Oriente e de África, no âmbito da estratégia “Go Abroad 2.0”, que reúne parceiros e distribuidores que partilham a visão de oferecer a melhor tecnologia inteligente em carros elétricos e a melhor experiência e qualidade de serviço para todos os consumidores.
E agora, em maio, eis que sabemos que mais uma marca chinesa vai chegar ainda este ano de 2024 a Portugal: a FOTON.
O Grupo JAP, que se dedica a promover soluções de mobilidade sustentáveis e responsáveis, celebrou uma parceria exclusiva com o Foton Motor Group, assumindo a posição de importador oficial do fabricante chinês, em Portugal. Por outras palavas, o Grupo JAP passará a ser responsável pela importação, distribuição e assistência técnica dos inovadores Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) da FOTON, que chegarão ao mercado nacional ainda em 2024.
A FOTON, reconhecida globalmente pela sua liderança em inovação e sustentabilidade, encontra, assim, no Grupo JAP o parceiro ideal para expandir sua atuação no mercado português. “A parceria com o Grupo JAP representa mais um importante passo na estratégia de implementação da FOTON na Europa. Estamos confiantes que, num futuro próximo, possamos vir a conquistar a liderança do mercado dos veículos comerciais elétricos, em Portugal e contribuir para a política global de neutralidade carbónica”, referiu Mr. Wu ZongTian, Vice-Presidente da Foton International, em nota de imprensa.
Espera-se, portanto, que veículos como o FOTON Tunland G7 e o FOTON Toano fiquem disponíveis em breve no nosso país.