Vegan da cabeça aos pés: 10 tendências a conhecer

- Publicidade -

No Dia Mundial do Veganismo, 1 de novembro, foram divulgados os resultados de um estudo que concluiu que o número de restaurantes vegan, ou com essa opção, em Portugal, tinha multiplicado por sete vezes entre os anos de 2016 e 2019.

Vegan da cabeça aos pés

Mas essas não foram as únicas conclusões. Concluiu-se ainda que, na Europa, 40% dos habitantes diz que “sim” ao veganismo. Descobriu-se ainda que 74% dos europeus deseja testar um restaurante que ofereça uma opção vegan.

Estas estatísticas são incríveis, mas não acaba por aqui. Atualmente, não é apenas a alimentação que está a ficar mais amiga do ambiente. Existem outras áreas a ganhar esta consciência e a investir num futuro melhor.

Querem conhecê-las?

1. Calçado e tenis vegan

O calçado vegan é criado a partir de materiais amigos do ambiente, sem que a proteção típica do calçado se perca. A cortiça, por exemplo, é uma das opções mais conhecidas neste mercado e, inclusivamente, existe uma marca 100% portuguesa: a Rutz.

A Rutz é uma marca que se preocupa com o ambiente, mas também com o calçado. Portanto, além do material ser amigo do ambiente, o calçado é impermeável, leve, respirável e muito mais!

Na loja online podem encontrar sandálias, chinelos ou mesmo ténis vegan. Também irão deparar-se com produtos para a casa e escritório. Sem dúvida que esta é uma excelente opção para as vossas compras.

2. Moda feminina

Roupas ou acessórios, tudo à vossa disposição e de forma sustentável. Aqui destaca-se a Cuyana, uma marca californiana cujo lema é “menos, melhor”. Além de ter em atenção a sustentabilidade, também oferece um desconto por donativo de roupa.

3. Moda Masculina

Claro que a moda masculina também se preocupa com as questões da sustentabilidade. A marca L’Estrange, sediada em Londres, cria peças versáteis para que possam ser usadas de forma cíclica. Além disso, a marca preocupa-se em rentabilizar de modo a evitar o uso de mais recursos virgens.

4. Produtos para a sua Cozinha

Pratos, copos, canecas e muito mais. Hoje em dia, é muito mais fácil encontrar produtos para usar na cozinha e que sejam amigos do ambiente. Novamente, podem encontrar estes produtos na loja portuguesa Rutz.

5. Restauração

O número de restaurantes aumentou e os principais locais portugueses onde podem encontrar estabelecimentos na área são Lisboa, Porto e Funchal.

Se fazem parte dos 74% dos europeus que quer experimentar um restaurante vegan, porque não uma viagem a uma destas cidades portuguesas? Ou, porque não, experimentarem um restaurante que se encontre na vossa área geográfica?

Como já referido, alguns restaurantes nos últimos anos, como por exemplo o restaurante asiático Boa-Bao, optaram por acrescentar no seu cardápio a opções vegan.

6. Produtos e ingredientes vegan

O Celeiro é uma opção muito conhecida em Portugal para quem pretende seguir uma dieta vegan. Estes produtos podem ser encontrados em lojas próprias ou na loja online da marca.

Alguns supermercados portugueses também estão a investir em marcas próprias de produtos vegan, ao mesmo tempo que estão a par das principais marcas na área.

7. Sobremesas vegan

É verdade, não são apenas os pratos principais que têm estado a tomar uma abordagem mais ecológica, mas também as sobremesas. Esta opção pode ser cozinhada em casa ou saboreada num restaurante na área.

Terão a refeição completa com todos os produtos vegan que já existem no mercado!

8. Design digital para apresentação do físico

De uma forma surpreendente, o design digital é uma forma ecológica de dar a conhecer produtos de várias áreas. Isto acontece pois cria-se uma imagem do produto num modelo físico, seja para dar a conhecer roupa ou outros produtos.

Desta forma, a matéria é poupada, pois o modelo físico só tem de ser criado após a compra.

9. Produtos de limpeza como detergentes de roupa

É verdade! Já existem detergentes de roupa ecológicos para que possam lavar a vossa roupa em segurança, ao mesmo tempo que protegem o ambiente. A Makro é uma das marcas que contribui nesta área e, mais concretamente, nestes produtos.

10. Sinceramente, um pouco de tudo

Existem muitas iniciativas nesta área e a tendência é o crescimento. Cada vez mais produtos são substituídos pela sua versão ecológica e as lojas em que são partilhados esses mesmos produtos vão variando, mas no online existe muito mais opções de escolha.

Com uma breve pesquisa, acreditamos que encontrarão o produto que procuram, seja de uma empresa 100% portuguesa ou de uma empresa estrangeira.

Estas são apenas algumas áreas que estão a investir em produtos sustentáveis. E acreditem, são só vantagens, porque se um produto apresentar algum defeito, é só desconstruir e voltar a montar e voilà.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados