Vai ser construída uma horta que visa alimentar o cérebro de forma saudável

Portugal é o quinto país da União Europeia com maior prevalência de problemas de saúde mental. De acordo com o relatório Health at a Glance 2018, 18,4% da população portuguesa sofre de ansiedade, depressão ou manifesta problemas com o consumo de álcool e drogas.

- Publicidade -

Vejamos agora o caso do Hospital de Magalhães Lemos, no Porto, hospital de referência da região Norte em cuidados de psiquiatria e de saúde mental. Dispõe de 196 camas, mas frequentemente debate-se com um número de doentes que ultrapassa a sua capacidade.

Desta forma, a prevenção parece ser o único caminho para contrariar a prevalência deste tipo de doenças e começa na alimentação. Sábio Sabor foi o projeto criado pela Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital de Magalhães Lemos (AFUA-HML), que agora conhece um desenvolvimento importante: a construção da sua própria horta – missão que conta com o apoio do MAR Shopping Matosinhos.



A horta, que será financiada pelo MAR Shopping Matosinhos, e que nascerá no Porto, num espaço em que a AFUA-HML desenvolverá alguns projetos da AFUA-HML, nomeadamente uma nova valência – o Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI), que têm como foco a autonomização das pessoas com doença mental e a sua integração – é uma iniciativa que tem como principal objetivo a produção de legumes e frutas destinados a suprir necessidades de alimentação saudável dos utentes da instituição e da comunidade.

Simultaneamente, esta horta será um espaço terapêutico, visto que a dinamização do mesmo será realizada por pessoas com doença mental, em contexto de aprendizagem, com supervisão técnica e da especialidade.

Os produtos da horta destinam-se à constituição de cabazes para os utentes da AFUA-HML com parcos recursos financeiros para adquirirem alimentos frescos (hortícolas, legumes e frutas) em número desejado à promoção da sua saúde, bem como para oferecer a juntas de freguesia de Matosinhos e do Porto para estas distribuírem junto dos habitantes assinalados com necessidades semelhantes.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

MAR Shopping Matosinhos já tem serviço de drive in para recolha de encomendas no parque de estacionamento

Algumas lojas daquele centro comercial já aderiram e este novo serviço.

Aldi pede aos clientes que devolvam frasco de alimentos que pode ter presença de vidro

Compraram o artigo Leguminosas Bio com Quinoa e Legumes, marca Gut Bio, na variedade Grão de bico com quinoa e legumes, colocado à venda no passado dia 22 de janeiro, em todas as lojas ALDI? Então cuidado, pois esses alimentos não devem ser consumidos.

MAR Shopping Matosinhos tem um novo musical para os mais jovens

É o mais recente espetáculo de Natal daquele espaço e que vai estar em exibição até 6 de janeiro....

MAR Shopping Matosinhos volta a contribuir para uma causa social no Natal

Entre 5 de novembro de 2018 e 6 de janeiro de 2019, as famílias vão encontrar no MAR Shopping...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Governo anuncia três fases para a “libertação”. Discotecas e bares poderão voltar a funcionar em outubro

Espera-se que, em finais de outubro, 85% da população portuguesa esteja totalmente vacinada.

Trust coloca o jogo nas nossas mãos com dois novos ratos

Conheçam o GXT 922 Ybar e o GXT 131 Ranoo.

Kena: Bridge of Spirits falha o verão e ganha uma nova data

Um dos jogos de aventura e fantasia mais aguardados do ano sofre mais um ligeiro atraso.