Vai ser construída uma horta que visa alimentar o cérebro de forma saudável

- Publicidade -

Portugal é o quinto país da União Europeia com maior prevalência de problemas de saúde mental. De acordo com o relatório Health at a Glance 2018, 18,4% da população portuguesa sofre de ansiedade, depressão ou manifesta problemas com o consumo de álcool e drogas.

Vejamos agora o caso do Hospital de Magalhães Lemos, no Porto, hospital de referência da região Norte em cuidados de psiquiatria e de saúde mental. Dispõe de 196 camas, mas frequentemente debate-se com um número de doentes que ultrapassa a sua capacidade.

Desta forma, a prevenção parece ser o único caminho para contrariar a prevalência deste tipo de doenças e começa na alimentação. Sábio Sabor foi o projeto criado pela Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital de Magalhães Lemos (AFUA-HML), que agora conhece um desenvolvimento importante: a construção da sua própria horta – missão que conta com o apoio do MAR Shopping Matosinhos.



A horta, que será financiada pelo MAR Shopping Matosinhos, e que nascerá no Porto, num espaço em que a AFUA-HML desenvolverá alguns projetos da AFUA-HML, nomeadamente uma nova valência – o Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI), que têm como foco a autonomização das pessoas com doença mental e a sua integração – é uma iniciativa que tem como principal objetivo a produção de legumes e frutas destinados a suprir necessidades de alimentação saudável dos utentes da instituição e da comunidade.

Simultaneamente, esta horta será um espaço terapêutico, visto que a dinamização do mesmo será realizada por pessoas com doença mental, em contexto de aprendizagem, com supervisão técnica e da especialidade.

Os produtos da horta destinam-se à constituição de cabazes para os utentes da AFUA-HML com parcos recursos financeiros para adquirirem alimentos frescos (hortícolas, legumes e frutas) em número desejado à promoção da sua saúde, bem como para oferecer a juntas de freguesia de Matosinhos e do Porto para estas distribuírem junto dos habitantes assinalados com necessidades semelhantes.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados