UNIR. Já se pode consultar as linhas da nova rede de autocarros na Área Metropolitana do Porto

- Publicidade -

Ficou disponível o conversor de linhas, pelo que podem desde já ficar a conhecer a nova numeração da vossa área geográfica.

É a partir de 1 de dezembro que a UNIR irá transformar a vida daqueles que se movem pela Área Metropolitana do Porto (AMP). Trata-se de uma iniciativa dos 17 municípios da AMP, que funde a operação de transporte público rodoviário de toda a AMP numa só imagem e serviço, com exceção da STCP.

Trata-se, portanto, de uma nova rede de autocarros comprometida em garantir a qualidade de transporte público de passageiros através de uma nova forma de mobilidade, materializada numa nova frota, mais linhas, mais horários, maior cobertura, mais conforto e mais amiga do ambiente.

A nova rede metropolitana de autocarros operará em todos os concelhos da AMP, com exceção do Porto (tirando no início e fim de linhas), onde os STCP detém a exclusividade da operação dentro do município. A rede opera em Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e ainda nas ligações para os municípios vizinhos.

E tal como aconteceu com a Carris Metropolitana na Área Metropolitana de Lisboa, também a UNIR trará novidades no que toca às linhas, uma vez que a numeração vai mudar.

Na nova numeração as linhas terão quatro dígitos, seguindo uma lógica de atribuição por concelho, para cada um dos 16 servidos pela nova rede. Apesar do acrescento de um dígito, os municípios mantêm o mesmo inicial das suas linhas: 5 em Matosinhos, 6 na Maia, 7 em Valongo, 8 em Gondomar e 9 em Vila Nova de Gaia.

Serão 439 linhas de autocarros, uma frota reforçada de autocarros tendencialmente amigos do ambiente e a utilização exclusiva do sistema Andante, com bilhética e tarifários comuns a todos os municípios.

As paragens vão mudar de local? Os autocarros vão ser diferentes?

Sim, algumas paragens serão progressivamente relocalizadas para maior conforto e segurança dos passageiros. Está previsto o aparecimento de novas paragens, em locais onde anteriormente não havia serviço de transporte público. As indicações de linhas nos postes das paragens terão identificação da zona Andante, nome e código da paragem, número das linhas e destinos. Serão também afixados os horários previstos de passagens das linhas. Todas as paragens estarão identificadas com a imagem da UNIR.

Quanto aos autocarros, estarão identificados com a marca UNIR, estando em curso uma mudança progressiva na decoração de toda a frota a circular na área metropolitana do Porto. Haverá ainda um reforço substancial com mais autocarros e renovada com a aquisição de soluções de mobilidade ambientalmente sustentáveis.

Entretanto já ficou disponível o conversor de linhas, pelo que podem desde já ficar a conhecer a nova numeração da vossa área geográfica.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados