Uniplaces lançou Guia do Caloiro com dez dicas para estudantes

A Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, divulgou um guia online com dez sugestões para os estudantes que estão agora a ingressar no ensino superior. Apenas em Portugal, são mais de 53 mil estudantes a ingressar este ano no ensino superior, entre as vagas da primeira e segunda fase de acesso.

- Publicidade -

“Este guia não é mais do que algumas dicas que compilámos a partir do feedback que vamos obtendo por parte dos alunos que arrendam na plataforma. Com uma linguagem simples e descomplicada queremos ajudar a tornar melhor e mais emocionante esta nova fase da vida dos estudantes”, explica Inês Amaral, Deputy Manager da Uniplaces em Portugal.

Aqui ficam as dez sugestões do Guia do Caloiro da Uniplaces:

1- Envolve-te em tudo o que a universidade tem para oferecer

Interessado em teatro? Junta-te ao clube de teatro da universidade. Adoras música? Junta-te a uma tuna. Não existe lugar melhor para conhecer estudantes que pensam como tu e talvez até se tornem mesmo em amigos para toda a vida. Em norma, as universidades organizam festas, tais como os encontros de cursos e festas de final de ano. São também ótimas formas de conheceres pessoas na universidade e de te envolveres mais na comunidade.

2- Gere bem o teu tempo

Ninguém vai confirmar se terminaste ou não um artigo ou se estudaste mesmo para um exame. Os professores universitários têm centenas de alunos e não conseguem garantir que cada estudante tenha os seus estudos em dia. Além disso, se moras longe de casa, nem terás sequer os teus pais para te servirem de alerta. Tens de saber gerir bem o teu tempo e fazer o teu trabalho sozinho. A melhor forma de fazê-lo é descobrir, por tentativa e erro, quanto tempo precisas para estudar para um exame ou escrever um artigo e, de seguida, bloquear esses dias no teu calendário.

3- Aproveita todos os descontos para estudantes que possas ter

A verdade é que com o estatuto de estudante podes poupar bastante dinheiro. O primeiro passo é obteres um cartão de estudante que te proporciona bastantes descontos, não apenas na cidade onde estás a estudar mas também quando fores viajar. Existem também passes de estudantes, que oferece, descontos nos transportes públicos. Um cartão da ESN ou da ISIC são também sugestões interessantes.

4- Não te preocupes excessivamente com as notas durante o primeiro ano

Todos os estudantes universitários passam por uma fase em que se sentem ligeiramente confusos e perdidos durante o primeiro ano. E os professores têm consciência disso. O primeiro ano na universidade funcionará sobretudo para ficares a conhecer melhor os teus interesses e hábitos de estudo. Alguma avaliação menos positiva nos primeiros semestres será certamente compensada nos seguintes.

5- A burocracia é, em norma, terrível

Os departamentos administrativos das universidades contam com centenas de alunos, logo – centenas de processos com os quais têm de lidar, pelo que é importante que saibas ser persistente o suficiente quando se tratam de assuntos mesmo importantes.

6- Se tiveres a opção de morar com outros alunos, fá-lo!

Viver com colegas de universidade é uma experiência incrível e divertida, mas mais do que isso, também nos ensina algumas competências básicas para a vida adulta, tais como cozinhar, limpar, ser responsável etc. Na universidade tens a oportunidade de aprender tudo isto enquanto vives com alguns dos teus melhores amigos.

7- Estudar fora é sempre uma boa experiência

Viver fora do nosso país é, sem dúvida, uma experiência inestimável que guardaremos connosco para todo a vida. Vais ter oportunidade de aprender muito sobre o mundo, sobre outras culturas e até mesmo sobre ti. Além disso, poderás conhecer pessoas incríveis e talvez até aprender um novo idioma – o que pode ser útil quando estiveres à procura do teu primeiro emprego, após a licenciatura. A verdade é que, provavelmente nunca mais terás o mesmo tempo livre – então aproveita bem.

8- Faz cursos de curta duração, intercâmbio, workshops, voluntariado ou estágios no estrangeiro com o Erasmus+

Se não te quiseres comprometer com um semestre ou um ano completo no exterior, existem outras oportunidades para conheceres jovens de diferentes países e fazeres algo de positivo pela comunidade num curto período de tempo – e é totalmente gratuito em muitos países. Podes participar em projetos de intercâmbio de jovens, workshops e seminários em todo o mundo, e conhecer novas pessoas. Consulta os grupos nacionais de Erasmus+, CISV, Alliance ou até mesmo o departamento de Relações Internacionais da tua universidade para obteres mais informações sobre oportunidades no estrangeiro.

9- Aproveita bem o tempo livre

A universidade é um momento para explorares os teus interesses, experimentares coisas diferentes, falhares e tentares novamente. Claro que ir às aulas é muito importante mas mesmo assim ainda contas com algum tempo livre, por isso utiliza-o para fazeres algo que seja do teu interesse, quer seja um novo hobby, um estágio, uma leitura ou uma viagem. Hoje em dia, os empregadores procuram mais do que apenas boas notas, por isso é importante fazeres várias atividades durante o período em que frequentas a universidade.

10- Lembra-te disto: “estamos todos no mesmo barco”

Ir para a universidade e não conhecer ninguém, sair da casa dos pais e talvez até mudar para um novo país pode parecer realmente assustador, mas a verdade é que é um pouco assustador para todos. Fazer novos amigos será fácil, pois todos estão à procura de pessoas para criar algumas das melhores lembranças de toda a vida. Todos poderão parecer um pouco perdidos ao inicio, mas é normal que assim o seja.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,931FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Uber Eats suspende serviço em Águeda, Vila Real de Santo António e Guia

É a primeira vez que a plataforma faz algo do género, ainda que seja uma medida com caráter temporário.

Já é possível fazer a adesão/renovação dos perfis 4_18 e Sub23 do Cartão Lisboa VIVA

Contudo, é necessária uma deslocação a um Espaço Cliente de modo a concluir o processo.

Depois dos treinos virtuais e aulas de grupo, Go Fit disponibiliza um guia para continuarmos saudáveis

O guia tem recomendações para ficarmos ativos, para comermos bem, para praticarmos exercícios, entre outros tópicos.

MediEvil recebe uma série de vídeos até ao lançamento

MediEvil vai regressar em breve à PlayStation, numa remasterização do jogo original da PlayStation 1, agora em alta definição e visuais modernos.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Benefícios Zomato Pro já podem ser usados para takeaway

A Zomato continua connosco, todos unidos pelo amor à comida.