Espera-se também que o novo regulamento para embalagens mais sustentáveis crie oportunidades para o setor da reciclagem.
Ontem, dia 11 de fevereiro, entra em vigor o novo Regulamento das Embalagens e Resíduos de Embalagens, que traz consigo medidas importantes para enfrentar os desafios ambientais associados ao excesso deste tipo de produtos.
Entre as principais mudanças está a promoção de soluções mais circulares, como a reutilização e o reabastecimento, ou seja, alternativas sustentáveis ao uso de embalagens descartáveis. O regulamento tem como objetivo melhorar a informação disponibilizada aos consumidores, permitindo que estes façam escolhas mais conscientes.
Assim, e ao reduzir a dependência de recursos primários, estarão reunidas as condições para criar novas soluções na indústria, promovendo a eficiência e a sustentabilidade.
No setor da reciclagem, as novas regras trarão benefícios ao aumentar a eficiência dos processos e gerar novas oportunidades de emprego. Além disso, serão estabelecidas restrições ao uso de substâncias perigosas, garantindo uma maior proteção da saúde pública e do meio ambiente.