Uma das cenas mais memoráveis de Alan Wake 2 esteve quase para ser removida

- Publicidade -

Sam Lake, co-diretor do jogo, explicou o que tornou a cena tão divisiva durante a produção.

Alan Wake 2 chegou-nos no final de outubro, para abalar aquele que já era um ano incrível em videojogos, com um projeto arrojado, disruptivo e que celebra o meio. Já falámos aqui do jogo e do porquê de ser tão incrível, um sentimento partilhado pela maioria dos jogadores e dos críticos da especialidade.

Cheio de excelentes momentos com potencial de se tornarem icónicos com o passar do tempo, sabe-se agora que o mais falado e discutido de todos esteve quase para ser removido do jogo.

Atenção: Spoilers sobre Alan Wake 2 a partir daqui.

A certa altura no jogo, Alan Wake, preso no Dark Place entra num musical, numa missão chamada “We Sing”. Ao longo de vários minutos, o jogador é transportado para um cenário surreal, de ecrãs e adereços de estúdio, onde é acompanhado por música cantada pelo protagonista do jogo e pela banda Old Gods of Asgard, com uma letra referente à sua jornada e luta contra a escuridão.

É um momento de pura insanidade, com projeções live-action dos atores a dançar enquanto o jogador é guiado pela escuridão, puzzles ambientais e até combate. Mas é, sem dúvida alguma, inesperado e disruptivo para um jogo que é, na sua essência, de horror e sobrevivência.

De acordo com Sam Lake, co-diretor/guionista/ator do jogo, em entrevista ao podcast Friends Per Second, juntamente com o outro co-diretor Kyle Rowley, revelou que durante a produção houve alguma resistência, com reuniões em que alguém lhes dizia “vá lá, temos que cortar isto”, algo que Lake dizia algo na linha de “absolutamente que não, não vamos cortar isto”.

Rowley descreve a situação em mais detalhe e o raciocínio sobre essa resistência. “Quando dizes a alguém que vais colocar um musical num jogo de horror e sobrevivência, a questão que se coloca é “Então, como? Qual é o loop de jogabilidade aqui?””

Felizmente, a equipa conseguiu encontrar esse loop e outras justificações narrativas para avançarem com a ideia, que acabou por ser executada de forma brilhante e com o apoio dos atores, em particular Matthew Porretta, que dá a voz a Alan Wake, e de David Harewood, o misterioso Mr. Door.

Não é a primeira vez que a Remedy Entertainment insere um momento musical nos seus jogos, sendo Control uma referência com o seu “Ashtray Maze”, com música também a cargo de Old Gods of Asgard.

Alan Wake 2 pode ser jogado no PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, onde os jogadores agora podem aguardar por novas atualizações com um modo New Game Plus, que incluirá uma narrativa alternativa, e pelos DLCs, que irão expandir a história, durante 2024.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados