Uber está a suspender motoristas com taxas de cancelamento extremamente baixas

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Um erro que não deveria acontecer.

2021 foi um ano difícil para a Uber. Tendo em conta a pandemia e outros problemas direta ou indiretamente relacionados, foi um ano em que muitos motoristas abandonaram o setor TVDE.

“Antes da covid havia um carro em cada esquina e sempre à porta do cliente. Por causa do confinamento e da falta de procura, houve muitas desistências de motoristas e falências de empresas parceiras. Isso gerou um défice do lado da oferta”, disse ao JN/Dinheiro Vivo o porta-voz do Sindicato de Motoristas de TVDE.

“Dos cerca de 30 mil motoristas com certificado, a maior parte deles teve de procurar alternativas porque não podiam suportar os custos com combustíveis e com a manutenção”, disse aos mesmos sites o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Urbanos de Portugal, Fernando Fidalgo.

Basicamente, tal resulta num excesso de procura tendo em conta a oferta atual, o que faz com que as tarifas dinâmicas se ativem, duplicando o preço das viagens. Na verdade, uma das razões que contribuiu para a debandada dos motoristas deve-se às tarifas low-cost praticadas pelas aplicações.

Apesar de tudo isso, a Uber introduziu várias novidades ao longo do ano. Ofereceu viagens para apoiar a vacinação das forças de segurança, juntou-se à Unilabs para testes de rastreio à COVID-19 ao domicílio, apresentou pontos de recolha em três centros comerciais, viu o seu nome ser utilizado em esquemas fraudulentos, apostou num novo serviço de viagens low-cost e até investiu milhões de euros num novo hub em Lisboa.

Mais recentemente, a Uber viu-se envolta em algumas polémicas, por “obrigar” os motoristas a trabalharem com tarifas mais baratas, por ter criado o serviço Uber Pet e por ter feito uma atualização no sistema que fez desaparecer os veículos da app por algumas horas.

Quase que se pode dizer que foi um ano bem dinâmico. Ora, ainda antes do ano terminar, ficámos a saber de uma situação que pouco abona a favor da Uber: a suspensão de motoristas com taxas de cancelamento extremamente baixas.

As imagens a que o Echo Boomer teve acesso explicam que, essencialmente, este motorista foi bloqueado por ter uma taxa de cancelamento de apenas 2%, que a Uber considera ser “muito superior ao esperado em comparação com outros motoristas”. O problema? Estes cancelamentos têm origem no cliente em si, e não nos motoristas, o que deixa os condutores sem qualquer culpa nestas situações. Afinal de contas, que lógica faz um motorista ter taxas de cancelamento quando esses cancelamentos são proporcionados pelos clientes?

No email/mensagem enviado a este motorista, a Uber começa por dizer que “a taxa de cancelamento na sua conta de motorista continua mais elevada do que a taxa média de cancelamentos de outros motoristas, e por isso a sua conta está suspensa temporariamente”.

“Relembramos que pode aceitar ou recusar qualquer pedido de viagem, no entanto, após aceitar uma viagem, deve evitar cancelá-la ou pedir a um utilizador que o faça. Um número elevado de cancelamentos prejudica a experiência dos utilizadores e pode traduzir-se numa redução geral de viagens para todos os motoristas”, diz a Uber na mesma mensagem.

O motorista em questão, que tem direito ao suporte Premium, uma vez que é motorista Gold, mostra-se incrédulo com a suspensão da sua conta, uma vez que há motoristas com taxas de cancelamento entre os 10 e os 20%. Relembramos que, no caso deste motorista em particular, a sua taxa de cancelamento era de apenas 2%.

Respondendo, a Uber alega que está a “analisar a taxa de viagens canceladas dos motoristas, que afeta não só os utilizadores e os respetivos tempos de espera, como também os motoristas que são membros da comunidade. Por este motivo, lançámos um processo para melhorar a taxa de cancelamento do motorista”.

Novamente, o motorista questiona sobre qual terá sido a análise efetuada se a sua taxa de cancelamento está nos 2%, uma vez que se propõe a concluir muitas das viagens, dizendo que não tem culpa se a viagem é cancelada por parte do cliente, não havendo, por isso, motivos para bloqueio de conta.

Não deixa de ser estranho este tipo de atuação por parte da Uber. Se existirem suspeitas de fraude por parte de um motorista, aí é uma questão completamente diferente. Mas suspenderem um parceiro por apresentar somente uma taxa de cancelamentos de 2%, quando existem motoristas com taxas bem superiores, não tem qualquer cabimento.

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32 Comentários

  1. Ola bom dia pessoal sou motorista e gestor de frota , tenho vos a dizer que mais vale ir para trolha do que trabalhar com app nao sabemos se vamos sair de casa para ganhar dinheiro ou para perder tenho muitos dias que em vez de ganhar dinheiro para sustentar a minha familia vou ainda perder paaso quase 24 horas online para tentar tirar um salario e mesmo assim nem sempre tiro.
    Isto de trabalhar com app e a escravidao moderna.
    Cump.
    Emanuel Carvalho

  2. Desculpem colegas de trabalho, mais cada um deveria analisar a leitura e entender que a reportagem fala sobre problemas da uber em Portugal.

    Acho que todos devem entender que uber Brasil é muito diferente da uber Europa em cada país.
    Quantonas análises feitas pelos brasileiros em cada cidade do Brasil, minha opinião é deveriam se sentir felizes, pois vcs não sabem como é viver na uber na Europa.

    Aqui todos têm uma oferta de serviço absurda que não se compara ao outros países, aqui a maioria não é obrigado ou pode deixar de pagar impostos.

    Por isso, sugiro entender melhor cada situação, pois os relatos errados e comentários absurdos em questionar o que não sabem deixa descrédito na profissão.

  3. Ué, os motoristas e usuários não diziam que os apps vieram pra ficar e eram um serviço de qualidade,com tarifas justas etc…? Que os taxis eram caros demais,que trabalhavam com bandeirada cara, só eles pra saber o custo para se manter um carro,além das taxas que pagam e seguro contra o passageiro alto que sao obrigados, agora nao podem reclamar, é só tentar arramjar outro emprego e não perder mais tempo em apps, estudar mais pra ter oportunidades.

  4. Tenho milhões de coisas para falar!!!!
    A uber quer nos escravizar, é isso!!!
    A maioria das corridas que aparecem aqui em Ribeirão Preto são de 4,50 para o motorista, de 3 e de até 25 km para deslocar o passageiro.
    E vocês podem perguntar, a uber te paga bem? Kkkkk jamais!!!
    Eu tenho que me virar para poder tirar uma diária mais ou menos para não sair no prejuízo. Cidades do interior que pagam mais de 6 reais no livro do combustível e a uber quer cancelar por que não aceitamos todas as corridas?
    Eu cortei dois pneus novos do meu carro para ir buscar passageiros em comunidades, a uber não está nem aí para o seu gasto.
    Ontem, dia 09/01/2022, fiz uma corrida em que a passageira pagou 70 reais para percorrer 19 km no preço dinâmico.
    Sabe quanto eu ganhei? Apenas 42 reais.
    Com o meu carro, meu combustível, e tudo meu, e a uber ganhou encima de mim 38 reais de lucro.
    Isso é justo? Claro que não,
    Mas se você faz como pode para poder sobreviver com os preços do aplicativo, você sai como errado.
    Lamentável isso meus caros amigos motoristas.
    Aqui é Luiz Felipe Jesus Silva de Ribeirão Preto SP, falando com imensa insatisfação ..

    • Luiz, vi um depoimento de um cara que ficou por 3 anos no app,resolveu procurar emprego e a 1a coisa na entrevista foi perguntado o que ele tinha feito nos últimos anos e ele disse que era motorista de app, perguntaram pq ele nesse tempo nao havia feito nenhum curso, nao dá tempo de trabalhar 12,13,14 hrs e estudar né, ai a pessoa fica com a vida estagnada pensando q tem emprego e derrepente ta desempregado e sem curriculo pra mostrar…essa é a realidade, é só uma dics Abs

  5. Fica a dica larga uber,99,e maxin e procura emprego da mais futuro ou sai do pais e tenta algo fora do brasil.

  6. Todos os motoristas tem que parar fazer uma greve geral e reivindicar preços de corridas decentes corridas de carro tem que ser no mínimo apartir de 15.00 reais e comissão deles tinha que ser no máximo cinco pôr cento pra compensar trabalhar nessa carniça

  7. O dia que ela tiver um carro próprio e pagar a CLT do seu motorista ela pode exigir qualquer coisa , enquanto isso pra mim é um tiro no pé , pois já falta motorista e vai afastar os bons , de fizerem comigo abandono a plataforma .

  8. Os motoristas devem de se unir para pôr termo as estes cancelamentos sem justificação, existe algum contrato de prestação de serviços com as plataformas! Só as cláusulas desse contrato é que se devem cumprir agora avaliações de quem! Eu não aceito tal comportamento para além dos prejuízos das deslocações a 5,6,7,8,9,kms para recolher um cliente que por vezes cancela o pedido quando estamos a chegar e paga o motorista a deslocação quando devia ser o cliente. António Graça Parceiro/motorista

  9. Esse motora pode estar forçando o cancelamento por parte dos usuários, por isso a taxa está baixa ,se engana os q pensam q a plataforma não sabe os motivos do cancelamento .

  10. E muito estranho da parte da Uber, pois várias vezes recebo viagem a 20 km pra recolha com viagem 2,50(1,88) fica ruím assim, aí cancelamos a Uber quer nos bloquear, somos o que escravos??

  11. Na realidade o que a uber quer é que alguns de nós, ande a trabalhar para eles.
    Faz algum sentido ser penalizado por rejeitar um cliente a 5,10,20 kms ?
    Para depois receber um valor de irrisório ao preço que está o gasóleo ?

  12. Sou motorista e respondo o pq desses cancelamento por parte dos motoristas, simples, os apps obrigam os motoristas a aceitar todos as corridas que vem eu seus celulares, o motorista por sua vez é obrigado a aceirar todos as corridas se não ele fica com a taxa de aceitação baixa e é penalizado então aceita as corridas e para não ser penalizado cancela posteriormente ou forçando o usuário a cancelar, e no caso da Uber quando a corrida aparece não sabe nada dela de onde pra onde vai quem é e é tudo no escuro, então e simples ela melhora as informações que os apps os outros apps fazem, então ela pode também e parar da obrigatoriedade de aceitar as corridas, por que uma coisa certa se uma corrida não me serve mas pode servir pra outro motorista no mesmo momento, apps que dão certo por exemplo é o in driver, é simples só apps fazerem isso e pronto acaba todos os cancelar.

  13. Estou querendo voltar, mas não consegui alugar um veículo pq as diárias não está deixado o bom resultado,ou está muito acima do quer eu vou ganhar,para sluum carro tenho que dar o valor de caução muito alto,e não tenho essa oportunidade para poder voltar a rodar ou como parceiro da Uber

  14. Grave
    O mais grave da questão é ser um algoritmo (“inteligência artificial”) a por e dispor da vida de milhare de pessoas, um exemplo imensurável é a de motorista com um grande número de viagens, perto das 20.000, com um nutavel número de elogios feitos por os utilizadores, uma classificação de louvar, ser bloqueado por os utilizadores não verem os seus intentos satisfeitos (a viagem ser cancelada por o motorista) demasiadas pessoas, objetos de grade dimensão, mudanças, uber Pet sem animal para não pagar a taxa dinâmica, bêbados, agressivos………
    No final de serem cancelados, ou quando bem entenderem, passado um dia, 2,3,4……
    reportar a ajuda uber umas mentiras a respeito do motorista, parou para o insultar, tentou atropelar, ofereceu pancada, estava alcoolizado, pediu dinheiro para fazer o transporte, o carro não era rosa era lilás, e o algoritmo disparar o alarme, motorista expulso sem direito a reclamar, diz a uber que é tolerância zero.
    Julgam e condenam sem dar direito a defesa.
    Deveria de ser uma entidade autónoma a resolver estes casos de “despedimento” bloqueamento, os motoristas para já ainda são humanos, talvez um dia esses senhores consigam os tais carros autónomos, eu pouco tempo trabalhei nos escritórios da uber em…………, mas uma coisa é certa quem não era motorista dessas aplicações era eu.

  15. Para a surpresa de um total de 0 pessoas, a maiorias dos problemas que há entre motorista, usuário e a Uber e causado por causa de regulamentação estúpida feita por burocratas.

  16. Vcs são os palhaços desta aplicação.
    Devem parar de reclamar e começar a agir como deveria, uma paralisação geral. Mostrem a força que vcs tem quando unidos.

  17. Só quando ouver carácter é que se pode fazer alguma coisa,,,quando estas aplicações não tiverem, motorista eles nem na casa deles mandam,,mas neste país quase todos baixam as calças,,se os motorista mudarem,,um pouco,,essas aplicações não vão muito longe,,eu agora só trabalho com a bolt,,e quando tiver que não aceitar eu não,,aceito ,,não tenho problema,,e quando tiver que mudar de profissão eu mudo..eles que paguem todas as despesas,,,e nos,,,os motoristas vão a todo lado,,,ou eles que metão os carros pagam ordenado e nos vamos buscar os clientes nem que seja do porto a lisboa,,só para ir buscar um cliente só para andar 1 kilometro,,eles pagam tudo e nós fazemos,,,mas enquanto a empresa e os carros da empresa forem meus ,,,quem manda sou eu ,,,não a uber ou qualquer aplicação,,,,se não ,,querem pagar esses senhores que mandem os carros deles e os helicóptros,,deles,,,,4 pessoas,,para fazer 2kilometros pagam 1,88,,no metro cada um paga 1,20 no autocarro 1,50 ,,e assim as empresas e os motoristas são roubados,,,antigamente os taxis roubavam,,o povo agora a uber e as aplicações roubam as empresas e os motoristas,,,quando tiverem mais como eu eles vão é todos á falencia,,

  18. Eu ainda se entendia, tenho taxa de cancelamento de… 53%! Daqui a nada vou me online de nv, e cancelar mais umas viagens.

  19. A uber não respeita os decretos do país pois os documentos caducas em portugal têm validade até 31 março de 2022 mais ela não aceita se a trabalhar em portugal eles tem que aceitar os decretos vigentes no país

  20. Deixem de trabalhar com as plataformas como eu fiz, eu próprio fiz a minha carteira de clientes e não preciso da UBER para nada, aliás quem gostar de ser roubado que continue a trabalhar com as plataformas.

    • Bom dia meu nobre! Como assim vc fez a sua carteira de cliente ,gostei dessa dica,tem como vc me explicar melhor isso e como faz?

      Wanderson de são Luís do ma Maranhão falando

  21. Vamos lá então parar quero ver a atitude da Uber tendo em conta que ela está literalmente a cagar para toda a gente
    Por mim já parei não há trabalho está TD parado

  22. A mim também já me aconteceu o mesmo porque parte dos cancelamentos são feitos pelos clientes, também acontece que aiskialguns são feitos por motoristas mas a maioria das vezes é porque a uber entende que o motorista tem de ir fazer uma recolha a 10,15,20 e 25 e mais kilometros de distância e depois da recolha feita anda se 1 kilometros e é o fim do serviço ora estes serviços não compensam é como andarmos em Almada e darem um serviço em Lisboa ou estarmos no seixal e darem serviço no Barreiro ou vice versa ora nestas condições é lógico que o motorista tenha de cancelar e parece que fazem de propósito quando se faz um cancelamento aparecem logo 2 e 3 serviços para a mesma zona lógico que são logo 3 ou 4 cancelamentos porque as não sabem quanto custa uma deslocação com tal distância essa é uma das razões que levam a uber a falar cancelamentos por percentagens era preciso que os motoristas se unissem e estarem aí uns 15 dias sem fazerem serviços para essas aplicações só assim é que eles aprendiam

  23. Os motoristas deviam era de parar todos sem exceção durante 3 dias, para ver se a Uber os bloqueava….
    Gostava de ver isso

  24. Sou parceiro.se a uber nao tem condições Para operar em portugal.que deixe de operar.e assim ja não prejudicava quem anda a ser enganado.todos os dias.

  25. No meu caso tenho a minha conta suspensa por causa do meu Certificado de Registo Criminal que está válido até 09/01/2022 ou seja completamente legal. Estou sem trabalhar desde o dia 06/01/2022.
    Como é possível bloquear um motorista que tem toda a documentação em ordem, 5 anos a trabalhar na Uber, classificação 5,00,estatuto Diamond, 1% em taça de cancelamento.
    Por via das dúvidas enviei no certificado válido até 06/04/2022 mesmo assim continuo bloqueado. Apoios que dizem dar são zero, escritório no Porto fechado. Ou seja grande palhaçada.

  26. É o que temos. Eu também estou bloqueado desde 28 do ano passado, falei com eles antes de ser bloqueado me deram ok do que todo estava em ordem para preocupar se. E dia depois foi até hoje ainda a espera. Pediram documentos já estão aí tudo válidos voltei a por hoje e vai levar 48 horas.

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