Basta apenas que os restaurantes ou pastelarias, com excedentes de comida, ativem esta funcionalidade.
Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística), cada português desperdiça 184 kg de comida por ano, o que corresponde a cerca de 130 milhões de euros que vão para o lixo. E isto é demasiado, como todos sabemos.
Um pouco por todo o lado temos visto várias iniciativas de combate ao desperdício alimentar. Aplicações como a Too Good To Go ajudaram a mudar a nossa perceção sobre o desperdício, e hoje em dia são milhares os portugueses que recorrem às Surprise Boxes para evitar o desperdício. Também os próprios supermercados, como é o caso das lojas Continente e Auchan, vendem boxes de frutas e legumes que ainda podem ser comidos com toda a tranquilidade.
E com o crescimento das plataformas de delivery, fazia todo o sentido que também estas empresas apostassem nisto. E a Uber Eats vai mesmo em frente com esse objetivo.
Don’t Waste Wats é o nome do projeto para combater o desperdício alimentar e proporcionar aos consumidores a oportunidade de desfrutar de refeições mais acessíveis.
Através deste serviço, os restaurantes parceiros da plataforma podem destacar na sua lista de opções as refeições que ajudam a combater o desperdício alimentar. Ou seja, sempre que um restaurante ou pastelaria tem excedentes de comida, imediatamente após os períodos de maior movimento, tem a opção de ativar esta funcionalidade
Isto permitirá, por exemplo, conhecer novos pratos, mas sem que se pague o seu valor original. E por falar em valores, estas refeições surpresas podem ser vendidas por valores até 5.99€, no caso de refeições para apenas uma pessoa, ou 9.99€, no caso de doses duplas.
Os restaurantes e pastelarias que aderem a este serviço devem cumprir determinados critérios, incluindo uma avaliação superior a 4,5 na aplicação de entregas da Uber e um histórico sólido de entregas realizadas.