Chamam-se JUMP e estão disponíveis em Lisboa 24 horas por dia. A capital portuguesa é a segunda cidade europeia a receber esta nova aposta da Uber, que, de resto, garante já uma cobertura de 90% no município para estas bicicletas elétricas.
As JUMP, além de elétricas, têm o sistema dockless, o que faz com que que seja possível, no final de cada viagem, deixar a bicicleta estacionada nas zonas autorizadas para esse efeito, com a funcionalidade “true-lock”.
É muito fácil utilizar uma bicicleta JUMP. Primeiro, convém encontrar uma, claro. Depois basta abrir a app da Uber (Android ou iOS) e escolher a opção Pedalar. Seguidamente deve-se desbloquear a bicicleta escolhida com o PIN fornecido pela aplicação para esse efeito.
No entanto, só depois de verificarem as condições de segurança dos travões e pressão de pneus é que devem iniciar viagem. Se virem que não está em condições, devem não só reportar a situação, como tentar encontrar outra JUMP.
Graças ao motor elétrico, será possível pedalar pela cidade de Lisboa sem dificuldade, mesmo que se tenha de subir colinas/encostas, até porque a bicicleta tem três modos de velocidade (apesar de não serem os modelos mais recentes disponíveis nos outros países).
Custa 15 cêntimos por minuto
Além disso, a Uber recomenda que os utilizadores viajem nas ciclovias da cidade, utilizando um capacete.
As JUMP foram desenhadas para sustentar a rotina urbana e permite viajar a uma velocidade de até 25 km/h, sempre com a ajuda do e-assist.
Faltam os preços. São 0,15€ por minuto, muito à semelhança dos demais serviços de trotinetes elétricas. A diferença é que não existe custo de desbloqueio.
Se ainda forem a tempo, a Uber está a promover as suas e-bikes com a oferta de duas viagens no máximo (até 20 minutos).