O próximo Forza Motorsport promete opções de acessibilidade “impossíveis”.
“Quando todos jogamos, todos ganhamos.” Este tem sido um dos lemas da Xbox nesta geração e a aposta na acessibilidade de jogos a quem tem mais dificuldades tem sido, felizmente, mais relevante a cada novo lançamento, seja ele Xbox, PlayStation ou de terceiros. É interessante, é bom, é por vezes incrível. E um dos exemplos mais incríveis chega-nos agora da Turn 10, a produtora de Forza Motorsport, que quer tornar o próximo jogo jogável por pessoas completamente cegas.
A tarefa parece impossível, mas, num novo olhar aos bastidores, podemos ver a desconstrução desta missão, com Brandon Cole, Consultor de Acessibilidade totalmente cego, a pegar no comando e a correr no jogo apenas com recurso a funcionalidades in-game de feedback para o jogador.
Este é um exemplo de um caso verdadeiramente extremo, mas que poderá tornar os jogos mais acessíveis e divertidos a outros jogadores com dificuldades de visão. Ao longo do vídeo, os testemunhos da equipa de desenvolvimento explicam que Forza Motorsport terá funcionalidades de feedback áudio, através de beeps e narrações de guia para o jogador se manter em pista e saber para onde se dirigir, e terá o apoio de moletas mecânicas, como aceleração, travagens e até direção automática.
O jogo contará, assim, com “Blind Driving Assists” focada no feedback áudio e descrições detalhadas em tempo real do que está a acontecer no ecrã; com “One Touch Driving” que permite um controlo facilitado e orientado para jogadores com mais dificuldades ou com baixa experiência; e com Screen Narration, que como o nome indica, é a narração do que esta presente no ecrã, desde informações do HUD a tudo o que é apresentado nos menus.
Numa longa publicação no site da Xbox, podemos ter uma lista mais detalhada e descritiva destas funcionalidades, onde se incluem funções já habituais noutros jogos, como modos de cor para pessoas daltónicas, possibilidade de remapear os comandos, modos de personalização de áudio, texto de diferentes dimensões, opções de alto contraste, entre outros.
Assim, a Turn 10 e a Xbox prometem que este seja o Forza Motorsport mais acessível de sempre, quando for lançado ainda este ano no PC, Xbox Series X|S e Cloud Gaming – via Xbox Game Pass.