Turbo Overkill é um FPS que dispara em toda a velocidade através de níveis repletos de carnificina naquele que é um dos jogos mais explosivos, divertidos e até hipnotizantes atualmente disponíveis nas consolas.
A velocidade de Turbo Overkill é tão inesperada que eu tive de pousar o comando e respirar fundo ao fim de dois níveis. O jogo da Trigger Happy Interactive não chega ao exagero experimental de Post Void – que vive dessa velocidade e do impacto mecânico que tem nos nossos tempos de resposta -, mas o nível de fluidez dos controlos, mais a constante bombardeamento de inimigos em todas as direções criaram um cocktail explosivo, daqueles que nos obrigam a parar e a respirar constantemente. Isto podia ser um ponto negativo para Turbo Overkill, mas é o oposto: faz parte da recomendação.
O FPS da Trigger Happy Interactive, que podemos associar aos novos Boomer Shooters, é implacável, mas igualmente divertido com bom level design, um excelente leque de armas e até algumas mecânicas RPG, ainda que rudimentares, como a possibilidade de comprarmos habilidades e atributos que podemos equipar. Turbo Overkill também nos coloca na pele de um caçador de prémios com uma perna em forma de motosserra, que utilizamos como deslize e ataque frontal, atirando pedaços das criaturas biomecânicas em todas as direções – por isso, o jogo recomenda-se sozinho, sem necessitar de grandes ajudas.
Na sua estreia nas consolas, Turbo Overkill também se destaca pela sua otimização no que toca ao desempenho sólido, sem apresentar slowdowns nos momentos mais caóticos, mas também pela harmoniosa disposição dos controlos mesmo limitados pelo comando. Nada é capaz de substituir a combinação rato e teclado, mas a Trigger Happy Interactive fez um trabalho excelente em traduzir as mecânicas de Turbo Overkill para o comando sem necessitar de grandes memorizações ou até combinações de botões – aqui tudo é simples, confortável e imediato. No fundo, Turbo Overkill surpreende no PC e consolas, e desde Ion Fury que não me sentia tão em casa até sem o teclado e o rato.
Cópia para análise (versão PlayStation 5) cedida pela Apogee Entertainment.