A realização dos trabalhos no âmbito desta empreitada vai obrigar à implementação de condicionamentos de tráfego.
Inaugurado em 1998, o Túnel do Grilo, localizado no lanço Olival de Basto / Sacavém do IC17 – CRIL, tem atualmente um tráfego médio diário superior a 115.000 veículos. E com 26 anos de existência, é normal que, eventualmente, surgisse a necessidade de reabilitar e modernizar o Túnel do Grillo. E é mesmo isso que vai acontecer.
Falamos de um investimento associado de cerca de 14 milhões de euros, com três grandes grupos de objetivos que se complementam:
- Requalificação da infraestrutura ao nível dos requisitos de segurança, de eficiência energética e de sustentabilidade, para garantir o melhor nível de serviço e a exploração integrada da rede adjacente;
- Adequação dos sistemas de segurança de modo a dar cumprimento à Diretiva Europeia, relativa aos requisitos de segurança para os túneis da rede rodoviária transeuropeia e rede rodoviária nacional;
- Reforço dos sistemas de comunicação entre o Túnel do Grilo e o Centro de Controlo de Tráfego (CCT) da IP, localizado no Campus do Pragal, em Almada.
Estão ainda previstos outros trabalhos, nomeadamente:
- Requalificação da infraestrutura do túnel em betão, com recurso a tratamentos pontuais do betão e pintura da totalidade da extensão das duas galerias do túnel;
- Construção, em vala, de novos canais técnicos;
- Reabilitação do sistema de drenagem existente, incluindo nos taludes;
- Reabilitação do pavimento em toda extensão do túnel;
- Reabilitação de um talude;
- Construção de um novo edifício técnico;
- Substituição e redesenho integral dos sistemas e equipamentos de segurança existentes, em especial: Energia Elétrica; Automação; Ventilação e Controlo de Fumo; Combate a Incêndio; Iluminação; Sinalização e Informação ao Utente; Sensorização e Deteção Automática; Gestão de Tráfego e Supervisão: Sistema de comunicações; Apoio e Intervenção em Emergência.
De acordo com a IP – Infraestruturas de Portugal, a realização dos trabalhos no âmbito desta empreitada vai obrigar à implementação de condicionamentos de tráfego, que serão divulgados com a devida antecedência.
Imagem: IP – Infraestruturas de Portugal