Trotinetes da Bolt deixaram de funcionar em Setúbal

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Ainda é possível utilizar na zona de Palmela, mas só durante mais uns meses.

Vivem em Setúbal e costumavam utilizar as trotinetes da Bolt para deslocações para o trabalho ou esporadicamente? Pois bem, terão de arranjar outra solução, uma vez que estes veículos de duas rodas deixaram de estar disponíveis na cidade.

No grupo de Facebook Coisas de Setúbal, lê-se num post que, segundo uma mensagem recebida através da app, “as trotinetes estão indisponíveis por tempo indeterminado” na cidade sadina. E a verdade é que o mapa de Setúbal surge a vermelho na app, sem quaisquer trotinetes disponíveis.

Se clicarmos num qualquer ponto dessa área, recebemos a seguinte indicação: “Não podes terminar a viagem aqui. Estaciona nas zonas marcadas com “P”. A trotinete vai andar mais devagar aqui porque há muitos carros e peões.” Mas esta mensagem em particular não faz muito sentido porque, dentro dessa zona vermelha da cidade de Setúbal, não existe um único “P” (local obrigatório para terminar viagem) disponível. Ou seja, é impossível utilizar as trotinetes da Bolt em Setúbal.

Palmela, Pinhal Novo, Quinta do Anjo e Cabanas são zonas onde é possível utilizar as trotinetes da Bolt, mas explorámos o mapa e não encontrámos estes veículos disponíveis. Aliás, nem sequer em Almada. Explorando o mapa da Margem Sul, apenas se vê trotinetes disponíveis na zona da Costa da Caparica e Trafaria.

Setubalenses congratulam-se com a decisão

De acordo com um utilizador do grupo Coisas de Setúbal, “foi a primeira cidade a nível mundial em que a Bolt se retirou”. Para este utilizador, trata-se de “um retrocesso a nível civilizacional em termos de transportes e muita gente ficou com mais dificuldades em movimentar-se pela cidade. Principalmente os jovens que não têm carta ou dinheiro para transporte próprio”. No entanto, são muitos mais aqueles que congratulam a decisão da Bolt, referindo que a utilização das trotinetes era um perigo para o trânsito automóvel. E de facto, quem vive em Setúbal facilmente constatava a quantidade de vezes que via utilizadores a utilizar as respetivas trotinetes nas estradas para circulação automóvel. Além disso, alguns utilizadores faziam rotundas em sentido contrário… e isto sem mencionar os utilizadores mais jovens, em que se via, por várias vezes, duas ou três pessoas na mesma trotinete, quando tal é proibido e contra as regras da noção e do bom senso.

E claro, não nos podemos esquecer dos constantes atos de vandalismo para com as trotinetes, que surgiam na cidade sem luzes, sem rodas, largadas em qualquer lugar, atiradas para ribeiras… Aliás, e de acordo com outro utilizador, “Setúbal foi a cidade que mais prejuízo teve” para a Bolt.

Ainda no mesmo tópico de debate, um outro utilizador refere que a “utilização caiu a pique e deixou de ser rentável” quando surgiu a obrigação de terminar viagem em locais específicos para o efeito. E sim, também podemos alegar que, hoje em dia, muitas pessoas já têm a sua própria trotinete, mas a verdade é que a falta de civismo também teve um tremendo impacto para esta decisão.

Em todo o caso, não nos podemos esquecer do atual custo de utilização de uma trotinete da Bolt. Se tivermos em conta o caso da Costa da Caparica, o custo de utilização é de 0,19€/minuto, um valor caríssimo se nos lembrarmos que o custo de utilização chegou a ser de apenas 0,05€/minuto. E tendo em conta este valor atual, em poucos meses alguém juntava o mesmo montante para adquirir uma trotinete própria.

Recorde-se que as trotinetes da Bolt começaram por ficar disponíveis em Setúbal em junho de 2021, servindo, até, para deslocações para algumas praias da Arrábida. Tratava-se de um projeto piloto, que foi sendo estendido com o passar do tempo devido à grande adesão dos cidadãos, e ao qual se juntaram também bicicletas elétricas partilhadas. Dois anos e meio depois, é o adeus a estes veículos na cidade. Resta saber se uma outra operadora irá aventurar-se…

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3 Comentários

  1. Isto é uma perda gigante. Dependia das trotinetes quase todos os dias para chegar comodamente aos locais da minha rotina incluindo trabalho. Os autocarros sem horários de confiança e constantemente cheios a abarrotar não servem de boa alternativa mesmo com o passe sendo grátis. Não percebo como podem celebrar a perda de algo que dava tantas possibilidades positivas a tanta gente. Serão só os adultos rabugentos com carta e carro sem noção da realidade.

    • Agradeça às crianças que destruíram as trotinetes. O problema da falta de educação é que destrói um sadio funcionamento de uma cidade, e pagam todos. Não creio que a culpa seja dos carros e dos condutores.

      • Pelo que sei as trotinetes da Bolt é apenas permitido a utilização a maiores de 18, e sendo assim toda a responsabilidade cai sobre os paizinhos que lhes dão acesso ás contas bancárias,
        Para não falar onde anda a polícia que só vê o que quer e multa quem lhe apetece

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