Uma aposta em modos de deslocações suaves, mais sustentáveis e ativos.
Está prestes a arrancar o projeto-piloto de micromobilidade que vai colocar trotinetes e bicicletas partilhadas no concelho de almada.
Cacilhas – Monte de Caparica (junto ao Campus da Faculdade Ciências e Tecnologia) e Trafaria – Costa da Caparica, Estrada Florestal (junto à rotunda de acesso à Estrada das Praias – de acesso à Praia do Rei até à Praia da Bela Vista) foram designadas como áreas de operação deste projeto-piloto, que terá disponíveis veículos da Bird, Bolt, Lime e Whoosh.
A redução das emissões de gases com efeito de estufa e a neutralidade carbónica, que se pretende alcançar até 2050, irão obrigar à adoção de novos padrões de mobilidade quotidiana, menos suportada no uso do automóvel individual e mais no transporte público e nos modos de deslocação suaves, mais sustentáveis e ativos, como andar a pé, de trotineta ou de bicicleta.
A redução do uso dos veículos motorizados e o aumento dos modos ativos promove a prática diária de atividade física, beneficia a saúde, aumenta a qualidade do ar que respiramos e reduz a poluição sonora, em particular num concelho como Almada, onde a principal fonte de ruído e de poluição atmosférica é o tráfego motorizado.
Este projeto-piloto é lançado no próximo sábado, dia 3 de junho.