“Estejam na cozinha ou na garagem, nós levamo-los para reciclagem” é o mote do projeto piloto desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Electrão.
Cada família acumula, em média, 11 equipamentos elétricos que já não usa, de acordo com um estudo recente da Organização das Nações Unidas. Esta acumulação impede o aumento dos níveis de reciclagem de equipamentos elétricos, não só em Portugal, como em toda a Europa.
Tendo isto em conta, a Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com o Electrão, lançou em três freguesias da cidade um projeto piloto de recolha de equipamentos elétricos.
Assim, e até ao final deste ano, os residentes nas freguesias de Ajuda, Alcântara e Belém podem solicitar a recolha dos equipamentos elétricos, bastando para isso ligar para o número 808203232. A equipa de recolha assegura o transporte gratuito a partir de casa e o encaminhamento para reciclagem.
Esta iniciativa pretende testar um serviço de proximidade ao cidadão para recolha de resíduos, que será um complemento aos atuais serviços já disponibilizados pelo município e à oferta de locais de deposição disponibilizados pelo Electrão.