Resta saber quando chegam.
Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e o BPI contrataram um Empréstimo Verde (“Green Loan”) no montante de 10 milhões de euros, com um prazo de 12 anos. O empréstimo destina-se a financiar a aquisição de 30 novos autocarros com propulsão 100% elétrica, com zero emissões de gases com efeito de estufa.
O investimento vai reforçar a estratégia de descarbonização do parque de viaturas dos TUB e contribuir para a transição para uma mobilidade limpa e sustentável no concelho de Braga, em sintonia com o Plano Estratégico e de Sustentabilidade 2030 da empresa de transportes e com o Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga (PMEB), uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal e pela Câmara Municipal de Braga.
O empréstimo foi integralmente organizado, montado e subscrito pelo BPI, que reforça assim o seu papel de financiador de referência das empresas portuguesas, através da adoção de soluções inovadoras e assentes em princípios de sustentabilidade.
Os TUB – Transportes Urbanos de Braga são uma empresa pública municipal, detida totalmente pela Câmara Municipal de Braga e constituída a janeiro de 1999, a partir dos Transportes Coletivos de Braga, de 1882. Os TUB têm como um dos objetivos sociais a prestação do serviço de transporte urbano de passageiros no concelho de Braga, sendo a sua missão a promoção de “serviços de mobilidade sustentáveis e inclusivos comprometidos com as pessoas e o bem-estar, e a preservação da biodiversidade”.
Foto: Transportes Urbanos de Braga