Transportes públicos de Viseu Dão Lafões com descontos de 25% em 2023

- Publicidade -

Já os passes sociais continuarão a contar com um desconto de 35%.

Na passada terça-feira, dia 13 de dezembro, em reunião ordinária, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões aprovou, por unanimidade, a proposta de redução tarifária a aplicar no ano de 2023, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART).

A partir de 1 de janeiro de 2023, os preços dos bilhetes simples e pré-comprados terão um desconto de 25% sobre o preço de venda ao público. Já os passes sociais, cujos preços se irão manter inalterados, continuarão a contar com um desconto de 35% sobre o preço de venda ao público.

Neste sentido, encontra-se alocada à redução tarifária dos transportes públicos da região uma verba de um milhão e setenta mil euros, sendo 20% suportado pelos municípios da CIM Viseu Dão Lafões, sendo o restante suportado pelo Orçamento de Estado.

Recorde-se que o PART é um programa de financiamento das autoridades de transporte para o desenvolvimento de ações que promovam a redução tarifária nos sistemas de transporte público coletivo, bem como o aumento da oferta de serviço e a expansão da rede. Tendo, ainda, como objetivo combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito de estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social.

A CIM Viseu Dão Lafões integra os municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes