As 10 questões mais frequentes sobre transplante capilar

por Echo Boomer

O transplante capilar é uma técnica médica utilizada por profissionais especializados que pretendem remediar os seus problemas de perda acentuada ou queda capilar. No entanto, nem todas as pessoas se sentem confortáveis com este tipo de tratamento. Apesar de bem estabelecido e conhecido por muitos, o transplante capilar sofre do estigma de ser um tratamento com pouca taxa de sucesso, dispendioso e sem resultados óbvios.

Mas será isso verdade? Para isso, juntamos uma série de questões e respostas sobre transplante capilar para desmistificar alguns pontos.

O transplante capilar é um procedimento invasivo, moroso ou de recuperação difícil?

Não. O transplante capilar passa apenas por recolher folículos capilares de zonas da sua cabeça com densidade capilar superior e transferí-los para áreas menos densas. O processo é feito sobre anestesia e o paciente apenas tem que passar uma noite na clínica. A recuperação é fácil e sem problemas.

Na vasta maioria dos casos, os pacientes têm um período de recuperação de três a cinco dias, mas precisam de ter cuidados redobrados com a exposição solar até um mês após a operação.

Os resultados de um transplante capilar são definitivos?

A taxa de sucesso deste tipo de tratamentos está compreendida entre 95 e 99%, o que é ótimo. A vasta maioria dos pacientes tem uma melhoria acentuada dos níveis de densidade capilar, com excelentes efeitos a longo prazo. Estes resultados são excelentes indicadores da satisfação dos clientes, que vêm o seu problema estético resolvido de uma forma definitiva, eficaz e relativamente simples.

Todos podemos fazer um transplante capilar?

Antes de se submeter a um processo de transplante capilar, o paciente passa sempre por uma consulta inicial de avaliação com um clínico especializado. Esta consulta inicial permite que tanto clínico como paciente avaliem a densidade capilar atual e planifiquem qual a abordagem terapêutica a tomar. Salvo muito raras exceções, a vasta maioria dos pacientes pode submeter-se a um transplante capilar sem quaisquer restrições.

Os resultados de um transplante capilar são imediatos?

É importante perceber que um transplante capilar não tem resultados imediatos. Pelo contrário, nos meses imediatamente posteriores à operação, poderás até constatar alguma queda capilar concentrada na zona sujeita à intervenção. Esta situação é completamente normal, pois faz parte do processo de cicatrização natural do corpo. Após alguns meses, os folículos implantados irão começar a formar cabelos novos.

Há alguns cuidados a ter antes de um transplante capilar?

Se decidires submeter-te a um transplante capilar, tens que acautelar que não tomas aspirinas 15 dias antes da operação, por exemplo. Este medicamento dilui o sangue e pode complicar a intervenção cirúrgica.

Há limites técnicos de um prodecimento de transplante capilar?

Sim, claro que sim. Tal como qualquer outra técnica, não é 100% infalível nem tem uma capacidade de aplicação infinita. Há um limite para o número de folículos que podem ser implantados numa zona da cabeça, principalmente devido à irrigação. Os folículos necessitam de uma corrente sanguínea elevada para que cresçam saudáveis e fortes. Uma vez que a irrigação sanguínea na cabeça é limitada, há um limite máximo de folículos possíveis de serem transplantados. Todos os folículos excendentários não irão crescer e serão desperdiçados.

Quantos dias terei que repousar após um transplante capilar?

A maior parte dos profissionais de saúde recomenda descanso e repouso durante os dois dias que se seguem à cirurgia. Após esse período de recuperação, podes voltar imediatamente à sua rotina, desde que esta não implique a realização de esforços físicos muito elevados.

Vou ficar com um aspecto artificial na zona receptora do transplante capilar?

No passado este era um grande problema dos procedimentos de transplante capilar. Hoje em dia, este problema foi resolvido e já existem uma série de técnicas para mitigar estes efeitos, dando ao transplante capilar um aspeto esteticamente perfeito e natural. No entanto, este tipo de resultados requer a experiência de médicos especialistas e altamente qualificados na área.

Há riscos do meu corpo rejeitar o transplante capilar?

Neste caso, como os folículos são extraídos da própria pessoa, não há qualquer risco ou perigo de rejeição.

É possível transplantar cabelos de um familiar directo, ou de uma terceira pessoa?

Não. Neste caso específico, os cabelos seriam rejeitados e poderia até correr o risco de sofrer uma reacção alérgica.


Deixar uma resposta

Também pode interessar

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: