O projeto passa a ter a duração de um ano e irá marcar presença, durante dois meses consecutivos, em 15 praias de norte a sul de Portugal.
O TransforMAR já regressou aos areais nacionais e irá marcar presença em 15 praias, de norte a sul do país, durante os meses de julho e agosto, para sensibilizar os veraneantes para a importância de uma boa conduta ambiental em praia e para os princípios da economia circular – através da recuperação, reutilização, reciclagem e redução do desperdício de materiais plásticos.
No decorrer destes dois meses, cada uma destas praias terá um depósito próprio, que promove a recolha de materiais plásticos e de metal. O referido depósito conta ainda com uma explicação da nova sinalética de praia – semáforos – necessária para a redução de contágio do vírus COVID-19.
Em resposta ao atual contexto de pandemia, e aos desafios económicos por ele trazidos, o TransforMAR irá transformar o plástico recolhido em donativos monetários para 15 IPSS locais nos concelhos das praias onde o projeto irá marcar presença.
Nesta 3ª edição, junta-se ao TransforMAR, também enquanto parceiro, a Brigada do Mar, que permitirá ao projeto dar mais um passo diferenciador, alargando a sua duração: a limpeza de praias, e de outras zonas não concessionadas, fora da época balnear, assegurando a recolha de todo o tipo de resíduos ao longo do ano.
Este projeto, que surge de uma iniciativa pioneira do Lidl Portugal e Electrão, conta com as parcerias da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Quercus, Associação Zero, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.