Trabalhadores da Samsung ameaçam paralisar a empresa

- Publicidade -

Samsung vive momentos atribulados e trabalhadores ameaçam com greve histórica.

Uma das principais empresas de dispositivos eletrónicos de consumo está a atravessar um momento que é, no mínimo, atribulado. Um dos principais sindicatos da Samsung Electronics anunciou aquela que deverá ser a primeira greve da história da gigante sul-coreana.

Não aguentamos mais a perseguição aos sindicatos. Estamos a declarar uma greve pela negligência da empresa com os trabalhadores”, disse o Sindicato Nacional da Samsung Eletronics em conferência de imprensa. Por outro lado, “tentámos resolver o problema através do diálogo”, acrescentou o sindicato, que representa cerca de 20% da força de trabalho do grupo, ou cerca de 28 mil pessoas. Eles também acusam a administração de “interferência da empresa na luta pacífica que temos travado até agora”.

A Samsung Electronics é a empresa mãe de todo o grupo, de longe o maior dos conglomerados familiares que dominam a quarta maior economia da Ásia. A direção e o sindicato negociam salários desde janeiro, sem conseguirem superar as suas divergências.

Esta greve será a primeira na história do grupo, um dos maiores fabricantes mundiais de smartphones e um dos raros produtores de memórias de alto valor acrescentado utilizadas para inteligência artificial generativa.

Pré-aviso de greve dos sindicatos da Samsung Electronics

O lucro operacional da empresa cresceu quase 10x no primeiro trimestre de 2024, graças precisamente às fortes vendas destes produtos avançados destinados à IA. As fabricantes de chips sul-coreanos, liderados pela Samsung, registaram lucros recordes nos últimos anos, à medida que os preços dos seus produtos disparavam.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados