Tal corresponde a uma subida média global de 7,5% nos ordenados.
Após um processo negocial entre a CARRIS e quatro organizações representativas dos trabalhadores que assinaram os acordos de empresa, SITRA, ASPTC, SNMOT e SITESE, sabemos agora que os trabalhadores da Carris vão ter aumentos salariais.
De quanto? Um aumento salarial base de 70€, que corresponde a uma subida média global de 7,5% nos ordenados. Mas como deste acordo resulta também um crescimento em todas as rubricas indexadas ao escalão H da Tabela Salarial Geral (Anuidades, Horários Irregulares, Atividades Complementares), muitos dos funcionários da empresa vão ter aumentos reais superiores a 90€.
Trata-se do maior aumento salarial dos últimos anos e que o Conselho de Administração quis implementar dada a difícil situação económica e social com que a generalidade dos portugueses se confronta. Perante o atual contexto, fortemente impactado pela guerra e pelo consequente retomar de cenários de inflação que há décadas não se viviam, a empresa procurou soluções para minimizar os efeitos desta conjuntura junto dos seus trabalhadores, mas que se revelassem, por outro lado, economicamente sustentáveis para a própria CARRIS.