Toyota comemora 50 anos em Portugal

A Toyota celebra este ano os 50 anos desde que chegou oficialmente ao nosso país, tendo sido firmado o contrato de representação da marca nipónica a 17 de fevereiro de 1968 pelas mãos de Salvador Fernandes Caetano. No primeiro ano foram comercializadas 180 viaturas, e, até ao presente, foram vendidas mais de 618 mil unidades.

A presença da Toyota em Portugal ao longo dos últimos 50 anos é indissociável da história da sociedade portuguesa, tendo evoluído em sintonia com os valores e cultura do nosso país. Em 1971, por exemplo, foi trazida para Ovar a primeira fábrica da Toyota a ser implantada na Europa, e, ainda em atividade, exporta toda a sua produção do modelo Land Cruiser 70. O primeiro modelo a ser comercializado no nosso país foi um Corolla (KE10), que, ao longo das suas 10 gerações, vendeu mais de 180 mil unidades em Portugal. O modelo produzido durante mais tempo na fábrica foi o modelo Dyna, que, em conjunto com a Hilux, consolidou a imagem de robustez e fiabilidade da marca em Portugal.

Entre outros marcos da sua história, refira-se a chegada ao nosso país do primeiro híbrido de produção em série do mundo, o icónico Toyota Prius, em 2000 (três anos depois de ter sido lançado a nível mundial). Em 2007, a Toyota voltou a inovar com o Prius, agora com carregamento externo – o Prius Plug-In (PHV) -, e, com o lançamento da 2ª geração o ano passado, a marca conta com mais de 10 anos de experiência nesta tecnologia.

Outro marco no desenvolvimento de veículos eletrificados foi o lançamento do Toyota Mirai, o primeiro sedan a pilha de combustível de produção em série no mundo e que circulou pela primeira vez em Portugal em 2017 por altura de comemoração dos 20 anos da tecnologia híbrida. Estes modelos resultam da aposta na sustentabilidade ambiental, e, passados mais de 20 anos da sua introdução, a Toyota acaba de atingir vendas acumuladas de 11,47 milhões de veículos eletrificados.

Em 2017, a marca Toyota encerrou o ano com uma quota de mercado de 3,9%, correspondente a 10.397 unidades, e registou um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior. Consolidando a sua posição de liderança na eletrificação automóvel, a marca alcançou em Portugal um aumento expressivo na venda de viaturas híbridas (3.797 unidades), registando um crescimento de 74,5%, face ao ano de 2016 (2.176 unidades).

Com uma rede de 26 concessionários, 46 showrooms e 57 oficinas de reparação e comercialização de peças, perfazendo um total de aproximadamente 1500 pessoas pertencentes à família Toyota em Portugal, a marca continua com uma presença forte e com uma rede de retalho em constante modernização. Atualmente, existe uma gama de 16 modelos e uma gama alargada de oito modelos eletrificados com a tecnologia “Full Hybrid”.


 

- Publicidade -

Sigam-nos

10,468FansCurti
4,048SeguidoresSeguir
535SeguidoresSeguir

Relacionados

Need For Speed Heat “abre” o mercado negro com novos carros

A atualização de primavera do recente open-world de corridas da EA, vê a chegada do Black Market Delivery, uma nova área onde os jogadores vão poder comprar veículos in-game.

Uber baniu automóveis com matrícula de 2013 (e também de anos anteriores)

Certamente que, em todos estes anos de existência da Uber em Portugal, devem ter viajado num carro já com alguns anos de matrícula e que, possivelmente, poderia não estar nas melhores condições. Pois bem, isso mudou há poucos dias.

Bolt já tem carros 100% elétricos no Porto e em Braga

Depois de ter lançado a categoria Green em Lisboa no passado mês de dezembro, a Bolt lança agora essa opção no Porto e em Braga.

Postos de carregamento de veículos elétricos disponíveis em vários municípios do Médio Tejo

Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Sertã. São estes os municípios do Médio Tejo que já têm postos de carregamento de veículos elétricos em funcionamento.
- Publicidade -

Mais Recentes

Bilhetes para a Festa do Avante! já estão à venda

A chamada EP (Entrada Permanente) dá acesso aos três dias de festa. Os bilhetes diários só poderão ser adquiridos nos próprios dias da realização do evento.

Burger Wheels. Nova hamburgueria de Setúbal inaugura a 9 de junho

Para já irá funcionar somente através do Uber Eats. No futuro, quando a pandemia de COVID-19 acalmar, o espaço irá abrir ao público.

Crítica – I May Destroy You (Temporada 1)

A HBO está prestes a lançar mais uma série moderna e explosiva que decompõe na perfeição uma temática sensível: o "consentimento sexual".