Toyota comemora 50 anos em Portugal

- Publicidade -

A Toyota celebra este ano os 50 anos desde que chegou oficialmente ao nosso país, tendo sido firmado o contrato de representação da marca nipónica a 17 de fevereiro de 1968 pelas mãos de Salvador Fernandes Caetano. No primeiro ano foram comercializadas 180 viaturas, e, até ao presente, foram vendidas mais de 618 mil unidades.

A presença da Toyota em Portugal ao longo dos últimos 50 anos é indissociável da história da sociedade portuguesa, tendo evoluído em sintonia com os valores e cultura do nosso país. Em 1971, por exemplo, foi trazida para Ovar a primeira fábrica da Toyota a ser implantada na Europa, e, ainda em atividade, exporta toda a sua produção do modelo Land Cruiser 70. O primeiro modelo a ser comercializado no nosso país foi um Corolla (KE10), que, ao longo das suas 10 gerações, vendeu mais de 180 mil unidades em Portugal. O modelo produzido durante mais tempo na fábrica foi o modelo Dyna, que, em conjunto com a Hilux, consolidou a imagem de robustez e fiabilidade da marca em Portugal.

Entre outros marcos da sua história, refira-se a chegada ao nosso país do primeiro híbrido de produção em série do mundo, o icónico Toyota Prius, em 2000 (três anos depois de ter sido lançado a nível mundial). Em 2007, a Toyota voltou a inovar com o Prius, agora com carregamento externo – o Prius Plug-In (PHV) -, e, com o lançamento da 2ª geração o ano passado, a marca conta com mais de 10 anos de experiência nesta tecnologia.

Outro marco no desenvolvimento de veículos eletrificados foi o lançamento do Toyota Mirai, o primeiro sedan a pilha de combustível de produção em série no mundo e que circulou pela primeira vez em Portugal em 2017 por altura de comemoração dos 20 anos da tecnologia híbrida. Estes modelos resultam da aposta na sustentabilidade ambiental, e, passados mais de 20 anos da sua introdução, a Toyota acaba de atingir vendas acumuladas de 11,47 milhões de veículos eletrificados.

Em 2017, a marca Toyota encerrou o ano com uma quota de mercado de 3,9%, correspondente a 10.397 unidades, e registou um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior. Consolidando a sua posição de liderança na eletrificação automóvel, a marca alcançou em Portugal um aumento expressivo na venda de viaturas híbridas (3.797 unidades), registando um crescimento de 74,5%, face ao ano de 2016 (2.176 unidades).

Com uma rede de 26 concessionários, 46 showrooms e 57 oficinas de reparação e comercialização de peças, perfazendo um total de aproximadamente 1500 pessoas pertencentes à família Toyota em Portugal, a marca continua com uma presença forte e com uma rede de retalho em constante modernização. Atualmente, existe uma gama de 16 modelos e uma gama alargada de oito modelos eletrificados com a tecnologia “Full Hybrid”.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados