Primeiro Centro de Saúde com gestão privada do país entrou em funcionamento em Torres Vedras

- Publicidade -

Unidade é gerida pela KnokHealth Portugal e marca o arranque de um novo modelo de gestão no SNS.

A primeira USF Modelo C do país entrou esta segunda‑feira em funcionamento em São Pedro da Cadeira, no concelho de Torres Vedras, quase dois anos depois de o Governo ter anunciado a criação destas unidades com gestão privada. A nova USF vai assegurar cuidados de saúde primários a 5.463 utentes sem médico de família, sendo gerida pela empresa KnokHealth Portugal.

Instalada no Centro de Saúde de São Pedro da Cadeira, inaugurado em 2025 e até agora subutilizado, a unidade pretende garantir o acesso universal aos cuidados de saúde primários e reduzir o número de cidadãos sem médico de família, afirmou Elsa Baião, presidente da ULS do Oeste, citada pela Lusa.

O contrato celebrado tem duração de cinco anos e prevê um encargo máximo de 2,4 milhões de euros, com remuneração dependente do número de utentes inscritos e do cumprimento de objetivos assistenciais e indicadores de desempenho.

A próxima unidade deverá abrir em Silves, no Algarve, para dar resposta a 7.750 utentes sem médico de família. Estão também previstos projetos em Lagos, Albufeira, Loulé, Portimão e em vários concelhos da região Oeste.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados