O combate ao desperdício alimentar vai de vento em popa.
Foi em outubro de 2019 que surgiu uma aplicação em Portugal que viria a mudar o mercado. Falamos da Too Good To Go, popular app dinamarquesa que combate o desperdício alimentar. E com uma missão tão nobre, era de esperar que fizesse sucesso.
Segundo a empresa, já foram salvas do desperdício 100.000 refeições, o que equivale a 250 toneladas de CO2 que não foram libertados para a atmosfera, caso essas refeições fossem desperdiçadas, o equivalente a 655 voos de Lisboa-Londres.
Disponível nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, em Braga, Coimbra e Algarve, a Too Good To Go tem o objetivo de chegar a todos os distritos portugueses até final deste ano.
De momento, a app já conta com mais de 221.000 utilizadores e 735 parceiros, podendo ser simples pastelarias ou restaurantes, como grandes grupos, como a Auchan. Recentemente, a marca anunciou uma parceria com a Makro.
Para quem não está a par, a Too Good To Go permite aos utilizadores adquirir excedentes dos estabelecimentos, ou seja, produtos que não chegaram a ser vendidos aos clientes e que, de outra forma, seriam deitados para o lixo.
Em Portugal, sabemos que existe o desperdício anual de um milhão de toneladas de alimentos. Mas este não é um problema somente português. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), um terço de toda a produção alimentar humana é desperdiçada.