Tomar vai ter cerca de 14 mil luminárias inteligentes

E na totalidade do concelho. Esta é a resposta da Arquiled ao projeto integrado de Smart City do Município de Tomar, que tinha lançado um repto para modernizar a infraestrutura de iluminação da totalidade do concelho, passando da iluminação convencional para a iluminação LED. E foi daí que surgiu a ideia de instalar cerca de 14 mil luminárias inteligentes.

- Publicidade -

As luminárias desenvolvidas pela Arquiled estão conectadas por comunicações LoRa (tecnologia wireless Long-Range Low-Power), pelo que cada uma conta com um módulo próprio de comunicações LPWAN, o que faz com que seja possível gerir e monitorizar uma a uma. Neste caso, será utilizada a plataforma de gestão Watson IoT, que, ao integrar diversos sistemas do município, gerará alertas para que seja possível agir de forma imediata e resolver algum problema.

Contam-se exatamente 13.522 pontos de luz convencionais que serão substituídos pelas luminárias LED, abrangendo, assim, as 11 freguesias do concelho, que terão luminárias viárias, ornamentais e históricas.

A Câmara Municipal de Tomar estima poupar, ao longo de 16 anos, cerca de 11,5 milhões de euros com esta aposta em lâmpadas LED. O montante poupado servirá para investir na infraestrutura do concelho.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

ZU abre loja em Tomar

E com esta abertura, a marca passa a contar com 31 lojas em Portugal.

Bricomarché abre nova loja em Tomar

O investimento é superior a três milhões de euros.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Concertos de Emma Ruth Rundle em Portugal foram adiados

Dito isto, guardem os vossos bilhetes.

Há novos jogos e aventuras à espera no Xbox Game Pass

Hitman a triplicar e Rainbow Six a dobrar na segunda vaga de jogos do mês.

Sonae Campus transforma-se num laboratório dedicado à sustentabilidade e eficiência de edifícios e comunidades

Projeto PROBONO envolve 47 parceiros de 15 países e pretende fomentar espaços sustentáveis de referência para o futuro, sendo um localizado em Portugal.