E haverá benefícios para as empresas que optarem por pagar os passes aos seus funcionários.
Está lançada a mais recente iniciativa de responsabilidade social e ambiental da Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML).
Criado para simplificar a oferta do passe social a trabalhadores e familiares das empresas, o navegante empresas pretende revolucionar a mobilidade urbana da Área Metropolitana de Lisboa, convocando a iniciativa privada a dar um passo na defesa do ambiente, garantindo o direito à mobilidade dos trabalhadores das empresas da amL com acesso ao passe navegante.
As organizações que adiram ao navegante empresas poderão, em sede de IRC, deduzir no lucro tributável 150% dos gastos suportados com a compra de passes para os seus trabalhadores e familiares, de acordo com a lei nº 24-D/2022.
Segundo Rui Lopo, administrador da TML, num “futuro próximo”, as empresas poderão ainda beneficiar de um serviço de consultadoria para desenvolver uma estratégia de mobilidade adaptada a cada caso. “Não queremos que apenas ofereçam o passe aos seus trabalhadores, queremos que fomentem no contexto empresarial interno a utilização dos transportes públicos, assumindo publicamente o seu compromisso com a mobilidade e a redução da pegada carbónica. E, portanto, queremos trabalhar diretamente com as empresas na criação dos seus planos de mobilidade e assim promover uma maior eficiência e fiabilidade”, concretizou Rui Lopo.
A adesão ao navegante empresas pode ser feita aqui.