A nova subscrição do TikTok promete maior controlo de privacidade, mas levanta questões regulatórias e económicas.
O TikTok vai lançar uma versão paga da sua aplicação, destinada a utilizadores com mais de 18 anos, que vai permitir utilizar a plataforma sem qualquer publicidade. A subscrição, inicialmente disponível no Reino Unido por £3,99 por mês (sensivelmente 4,62€), remove anúncios do feed e impede que os dados do utilizador sejam utilizados para fins publicitários, conferindo‑lhe um nível de privacidade mais elevado.
A iniciativa surge num contexto de regulamentação cada vez mais rigorosa, especialmente no que diz respeito ao uso de dados pessoais. Neste modelo, o utilizador pode aceitar publicidade personalizada ou pagar para a evitar. Desta forma, o TikTok procura alinhar‑se com o GDPR e outras normas europeias que exigem consentimento explícito para tratamento de dados com fins comerciais. Contudo, a estratégia não é inédita, a Meta já tinha introduzido um modelo semelhante no Facebook e Instagram no Reino Unido, embora este tenha sido rejeitado pelos reguladores da União Europeia. Já o TikTok, insiste que a experiência base permanecerá igual para utilizadores gratuitos e subscritores, com a única diferença a ser a presença, ou a ausência, de anúncios.
Quem não aderir à versão paga continuará a ver publicidade personalizada, mas a empresa garante que o funcionamento geral da plataforma não será alterado. Para Kris Boger, diretor‑geral do TikTok no Reino Unido, esta solução representa “um equilíbrio entre a sustentabilidade económica” da plataforma e um maior controlo para os utilizadores. Para além disso, a subscrição sem anúncios não surge como uma surpresa, uma vez que o TikTok tem testado esta funcionalidade desde 2023, com preços experimentais de 4,99 dólares, e isso sugere que a oferta poderá chegar futuramente aos Estados Unidos e a outros mercados.
