A rede social dedicada a vídeos é utilizada, em média, por quase um terço da população portuguesa.
A rede social TikTok atingiu um novo marco em Portugal, ao registar uma média de utilização de 3,3 milhões de utilizadores na plataforma, todos os meses.
A rede social apresenta-se como um espaço “onde as pessoas se ligam a comunidades, se inspiram, aprendem novas competências, desenvolvem os seus negócios e criam e descobrem pessoas de todo o mundo”. E, para quem não conhece, funciona à base da partilha e consumo de vídeos, que podem ter apenas alguns segundos, ou podem ser transmissões.
A facilidade de utilização e a rapidez do consumo de conteúdos adaptados a cada utilizador são alguns dos destaques que tornam a rede social tão hipnotizante, em particular pelos mais novos, o que faz com que este elevado número impressione.
O TikTok é das redes sociais atuais mais recentes, tendo sido lançada originalmente em 2016, na China, e chegou ao resto do mundo em 2018, transformando a forma como os utilizadores utilizam a Internet, partilham e consomem conteúdos.
Esta média de 3,3 milhões de utilizadores baseia-se num estudo elaborado entre abril e setembro de 2023, considerando apenas utilizadores ativos em Portugal. Já no mundo, o número impressiona ainda mais, com a rede social a registar 2 mil milhões de descargas em 2020 e cerca de mil milhões de utilizadores ativos em dados adquiridos em 2021.
O TikTok está disponível no iOS e Android.