TikTok começa a identificar conteúdo gerado por Inteligência Artificial

- Publicidade -

Conteúdo gerado por inteligência artificial será marcado no TikTok

Desde o surgimento massivo das ferramentas baseadas em inteligência artificial generativa, nunca foi tão fácil criar fotos, imagens, sons ou vídeos realistas. Isto não é necessariamente um problema em si, mas torna-se um problema quando a criação é apresentada como verdadeira. É teoricamente possível reconhecer determinados conteúdos de IA a olho nu, exceto que nem sempre é óbvio. E quando são amplamente divulgados através das redes sociais, o impacto pode ser enorme.

No TikTok, por exemplo, conteúdos gerados por de IA estão cada vez mais presentes. Consciente de que esta tecnologia “oferece oportunidades criativas incríveis, mas pode confundir ou enganar os telespectadores […]”, a plataforma chinesa lançou no ano passado um sistema de identificação claro para todos os conteúdos feitos com as ferramentas de inteligência artificial. No entanto, isso não impede ninguém de enviar um vídeo criado através de IA e não especificar nada… Mas isso vai mudar em breve.

O TikTok anunciou a implementação automática de um símbolo específico Credenciais de Conteúdo (cr) desenvolvido pela Coalition for Content Provenance and Authenticity (CP2A). Talvez não vos seja desconhecido, uma vez que é aquele que a Adobe lançou no ano passado com o objetivo de torná-lo um rótulo universal. Só a titulo de exemplo, a Microsoft já o adotou. Este sistema adiciona metadados ao conteúdo, que são utilizados para reconhecer, e identificar, claramente aqueles criados através de inteligência artificial.

Vai conseguir identificar facilmente o conteúdo IA do TikTok

O logotipo “cr” será afixado em imagens e vídeos a partir de agora, enquanto exclusivamente conteúdos de áudio serão beneficiados “em breve”, sem maiores detalhes. O TikTok, ainda ameaçado de ser banido dos Estados Unidos, deseja ser o mais transparente possível da mesma forma que o Facebook, o Instagram e até a Google. Cada um tem a sua própria forma de identificar conteúdo gerado por IA, mas a rede social chinesa é a primeira plataforma de partilha de vídeo a implementar a tecnologia CP2A.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados